Além dos três policiais companheiros do sargento Arruda, o padre, e o garagista amigo dele, participaram da reconstituição realizada pelos peritos Anibal Rodrigues e Edson Chinen do Instituto de Criminalística de Araraquara. Os trabalhos foram conduzidos pelo delegado Marlos Marcuzzo, responsável pelas investigações.
De acordo com a versão apresentada pelos envolvidos, na noite do crime, os policiais de Araraquara teriam ido até Matão para ajudar o padre Edson a resolver a situação na qual estaria sendo vítima de extorsão feita pelos três amigos Diego Afonso Siqueira Santos, Edson Ricardo da Silva e Luiz Antônio Carlos Venção. Além do sargento Arruda, os cabos PM Valério e Campos, entraram na casa do padre e o outro PM aguardou do lado de fora. Logo em seguida, o padre teria recebido a ligação de um dos acusados dizendo que estava chegando e que se houvesse mais alguém na casa, ele entraria atirando. Os policiais se esconderam, mas quando o vulgo Banana entrou, deu de cara com o sargento Arruda que se apresentou como policial e foi atingido por dois disparos no peito. Em seguida, os três acusados teriam fugido em duas motocicletas. Já o garagista de Araraquara Cristiano Rumaqueli, relatou ser amigo do padre Maurício e, por isso, teria relatado o caso de extorsão ao sargento Arruda, que prometeu ajudar. Na noite do crime, ele teria ido para Matão em um carro e os policiais em outro, mas não chegou a entrar na casa do religioso. Minutos depois teria recebido a ligação do amigo relatando o que tinha acontecido e foi ao local do crime.
O inquérito policial deve ser concluído até o final do mês, de acordo com o delegado Marlos Marcuzzo. O jovem Diego Siqueira, que está preso no ADP de Araraquara, não participou da reconstituição. Os outros dois acusados seguem foragidos e a polícia ainda faz buscas para tentar localizá-los.
A reconstituição faz parte dos trabalhos que constam no laudo que deve ajudar a Polícia Civil a concluir o inquérito sobre o caso. A imprensa foi impedida de se aproximar do local durante o trabalho da perícia.