Início Araraquara Polícia Federal cumpre mandados de prisão na Operação Cybercafé

Polícia Federal cumpre mandados de prisão na Operação Cybercafé

Policiais Federais deflagraram na manhã de hoje (22), a Operação CyberCafé, dedicada a reprimir a ação de um grupo criminoso especializado na prática de fraudes eletrônicas

Estão sendo cumpridos dois mandados de prisão temporária nas cidades de Florianópolis (01) e Araçatuba (01), além de 18 mandados de busca e apreensão, nos Estados do Espírito Santo (11), Minas Gerais (04), São Paulo (02) e Santa Catarina (01). Também estão sendo executadas medidas de sequestro de bens no valor aproximado de R$ 6 milhões de reais que incluem a apreensão de veículos e o sequestro de depósitos em contas bancárias, criptoativos e imóveis. 

Em razão da grande quantidade de mandados a serem cumpridos a operação contou com a participação de outros 77 (setenta e sete) policiais federais do Espírito Santo, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina.

O objetivo das ações de hoje, além do cumprimento das ordens judiciais, é obter novos elementos de prova para desmantelar o grupo criminoso investigado dedicado ao cometimento de crimes por meio da Internet.

ENTENDA O CASO

As investigações se iniciaram após uma ação preliminar da Divisão de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) identificar um grupo criminoso especializado em fraudes bancárias atuando no Estado do Espírito Santo.

A atuação da Divisão de Repressão a Crimes Cibernéticos no caso decorre da Força-Tarefa TENTÁCULOS, consistente em uma articulação de esforços para a repressão a fraudes bancárias eletrônicas, coordenada pela sua unidade especializada denominada Núcleo de Repressão a Fraudes Bancarias (NUFBAN.DRCC), e que conta com a cooperação das instituições bancárias aderentes a um Acordo de Cooperação Técnica vigente entre a Polícia Federal e a Febraban.

Esse trabalho conjunto representa um importante pilar na repressão à essa criminalidade crescente, objeto da operação Cyber Café.

Redação

Sair da versão mobile