O Centro Municipal de Saúde da Vila Biagioni “Doutor Ricardo Rezende Cordeiro”, que precisou ser praticamente demolido e reconstruído em virtude de problemas estruturais, está sendo finalizado e, em breve, deve ser entregue à população.
A intervenção na unidade tem investimento de R$ 1,4 milhão do governo do presidente Lula. Os recursos foram conquistados pelo ex-prefeito Edinho e a obra iniciada no segundo semestre de 2024, último ano do seu governo. A obra integra o pacote de 24 obras na área da saúde custeadas pelo governo federal, por meio de convênio assinado entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, então liderada por Eliana Honain, e o Ministério da Saúde.
“Nós demolimos a unidade de saúde que estava com problemas estruturais graves e estamos reconstruindo uma nova unidade”, disse o ex-prefeito Edinho, hoje presidente do PT Nacional, em live realizada em suas páginas em novembro do ano passado.
O CMS “Dr. Ricardo Rezende Cordeiro” atende uma população de mais de 3,5 mil pessoas residentes na Vila Biagioni, Jardim Santa Clara e parte do Parque São Paulo. Entregue em 2011, essa foi a primeira reforma no local.
Pacotão de obras de Edinho e Lula na saúde
Dentre o pacote de 24 obras da saúde conquistadas por Edinho e Eliana junto ao governo Lula já foram entregues 16 unidades reformadas e ampliadas: UPA da Vila Xavier, UPA Valle Verde, CMS Paulistano, USF Adalberto Roxo, CMSC Cecap, CMSC Iguatemi, USF Brasília, CMSC Santa Angelina, USF Marivan, CMSC Selmi Dei IV, USF Santa Lúcia, UBS Santana, CMS Jardim América, USF Paraíso e USF Indaiá, além da construção da sede própria do CAPS-II (Centro de Atenção Psicossocial).
Continuam em obras as outras 8 unidades: CMS Biagioni, USF Vale do Sol, USF Assentamento Bela Vista, USF Assentamento Monte Alegre, UBS Hortências, UPA Central e a construção da sede própria do CAPS -AD (Álcool e Drogas). Também foi deixado em projeto, com recursos garantidos, a obra do PAC Seleções de construção de nova unidade no Jardim Ibirás.