Desde o dia 20 de julho, o Poupatempo, em parceria com o Detran.SP, iniciou uma ação para enviar documentos – RG e CNH – que ficaram retidos nos postos e não puderam ser entregues por causa da pandemia e suspensão dos atendimentos presenciais.
Em dez dias, foram postados pelos Correios, sem nenhum custo para os cidadãos, 100 mil RGs e 22 mil CNHs. Com essa medida, o Poupatempo pretende entregar 195 mil documentos em todo Estado (130 mil RGs e 65 mil CNHs).
Protesto
Proprietários de autoescolas de Araraquara fizeram um protesto, na quarta-feira (22), em frente ao Poupatempo. Eles pediam a reabertura do Detran que fica no interior do local e está fechado há mais de três meses. Devido à pandemia do covid-19, o órgão não está realizando atendimento pessoal, apenas pela internet.
Os proprietários de CFC’s e autoescolas disseram que vêm trabalhando com autorização da prefeitura, porém, o Detran não estava emitindo habilitações, renovações, exames práticos e teóricos, além de outros documentos, nem mesmo a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Para os profissionais da área, a situação tem causado grande prejuízo às autoescolas.
Evitar aglomerações
De acordo com o diretor da Prodesp, Murilo Macedo, o objetivo é oferecer mais facilidade para a população e evitar aglomerações futuras, quando as unidades forem reabertas. “Com a entrega dos documentos pelos Correios, o cidadão não precisa se preocupar em ir até o Poupatempo ou Detran para retirar seu RG ou sua CNH, garantindo assim mais conforto e segurança à população, neste momento em que o isolamento social é a principal arma que temos contra o vírus”, afirma.
A entrega dos documentos está sendo feita em etapas, nos endereços de cadastro dos usuários. Quem não receber o documento até 10/08, pode entrar em contato com o Poupatempo pelo portal (www.poupatempo.sp.gov.br), no Fale Conosco.