Um dos pontos de encontro mais tradicionais da cidade, a Praça do DAAE é um dos locais que oferecem os serviços do programa “Saúde na Praça”, que visa oferecer para a população exercícios físicos com a supervisão de profissionais qualificados.
Nesse espaço, o programa oferece duas modalidades à população: ritmos às terças e quintas, às 19h30, com a professora Fernanda Franchi Chiossi, e outra aula de ritmos às sextas, também às 19h30, com a professora Jéssica Rocha Nalini, além de Tai chi chuan às quartas e sextas, às 18h30, com o professor Cleiton Andrade Lacerda.
O “Saúde na Praça”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, atende aproximadamente 1.500 araraquarenses em 79 pontos de 32 bairros do município, de segunda a sábado. O programa abrange pessoas com idade a partir de 17 anos, porém procura atender preferencialmente a terceira idade.
A iniciativa conta com nove modalidades de exercício: ginástica geral, ritmos, Lian gong, Tai chi chuan, hidroginástica, dança de salão, ginástica laboral, caminhada e caminhada monitorada.
Mais informações sobre o projeto Saúde na Praça podem ser obtidas pelo telefone (16) 3303-2708.
Polos de atendimento
A modalidade que mais conta com pontos de prática na cidade é a ginástica geral, oferecida em 26 polos, que estão localizados no Jardim Santana (praça da igreja), Jardim Santa Lúcia (salão do Meninão), Jardim Brasília (posto de saúde), Jardim Pinheiros (posto de saúde), Jardim Marivan (posto de saúde), Jardim Botânico (bosque do Botânico), Santa Angelina (SABSA), Hortências (posto de saúde), Carmo (praça da igreja), São Geraldo (praça da igreja), Melhado (Teatro de Arena), Selmi Dei 3 (praça), Jardim Universal (Praça Américo Adrião), Jardim das Laranjeiras (posto de saúde), Jardim América (Área de Lazer “Tom Zé”), Jardim Imperador (EE Jandyra Nery Gatti) e CEAR (Ginásio Weenis Dias Macieira).
A aula de ritmos acontece em 19 pontos, localizados no Jardim Santa Clara (praça), Jardim das Laranjeira (posto de saúde), Jardim Botânico (bosque do Botânico), Jardim Pinheiros (posto de saúde), Cecap (praça), Jardim Marivan (posto de saúde), Jardim Maria Luiza (posto de saúde), Yolanda Ópice (praça), Jardim Indaiá (CEU das Artes), Valle Verde (Quilombo Rosa), Jardim Santa Lúcia (Meninão), Jardim Santa Júlia (área de lazer), Jardim Paulistano (praça) e Bueno de Andrada (posto de saúde), Vila Harmonia (praça do DAAE).
A hidroginástica reúne os praticantes na Associação Araraquarense de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, no Jardim Botânico. Com 8 polos, a yoga é praticada no Jardim Brasília (posto de saúde), Vale do Sol (CRAS), Yolanda Ópice (CRAS), Parque São Paulo (CRAS), Cecap (CRAS), Hortências (CRAS) e Centro (Centro de Referência da Mulher), Victório De Santi (posto de saúde).
A ginástica artística para idosos acontece no CEAR (Ginásio Weenis Dias Macieira). O Tai Chi Chuan é praticado em cinco polos da cidade, que são o Residencial Alamedas (posto de saúde), Valle Verde (Quilombo Rosa), CEAR (Ginásio Weenis Dias Macieira) e Centro (Centro de Referência Afro), Vila Harmonia (praça do DAAE). Já o Lian Gong reúne as pessoas em quatro polos: Melhado (Teatro de Arena), Vila Xavier (Praça da Escola Antônio Lourenço Corrêa), Jardim Paulistano (em frente ao posto de saúde), Centro (Praça Pedro de Toledo). Já a dança de salão é praticada por sete pessoas no CEAR (Ginásio Weenis Dias Macieira).