Início Araraquara Prefeita de Américo Brasiliense tem desafio de recuperar a cidade

Prefeita de Américo Brasiliense tem desafio de recuperar a cidade

Prioridade é a Saúde, mas Terezinha Viveiros quer melhorar condição dos servidores, além de criar a Guarda Civil Municipal

Por José Augusto Chrispim

A prefeita de Américo Brasiliense, Terezinha Aparecida Viveiros (Republicanos), foi eleita na última eleição com 35,08% dos votos válidos. Paranaense de Jacarezinho, a chefe do Executivo está radicada na ‘Cidade Doçura’ há cerca de 40 anos, onde constituiu sua família que conta com quatro filhos, sendo um deles vereador em seu quarto mandato consecutivo na mesma cidade.

Terezinha relatou à reportagem de O Imparcial que trabalhou como costureira em sua juventude, mas possui cerca de 35 anos de atuação no serviço social voluntário em Américo Brasiliense.

Graduada em Gestão em Saúde, influenciada pelo seu saudoso esposo Atemaro Rodrigues de Souza que sempre foi um admirador da política, acabou, de forma despretensiosa há cerca de 20 anos, se envolvendo com a política e tomou gosto pela carreira. Ela se elegeu pela primeira vez como vereadora no ano de 2004 e assumiu o cargo de vice-prefeita no primeiro mandato do ex-prefeito Dirceu Pano, entre 2017 e 2020.

A política, de 61 anos, conta que sempre foi ligada à igreja evangélica, mas respeita todas as religiões e possui um bom relacionamento com religiosos de várias denominações.

Ela falou sobre os principais desafios de seu início de mandato e sobre a situação de abandono que recebeu a cidade. Terezinha também ressaltou que pretende valorizar os servidores e, assim que possível, quer melhorar os salários e o ticket dessa classe trabalhadora tão importante para o município.

Veja a entrevista na íntegra:

O Imparcial: Quais seus principais projetos para a Prefeitura de Américo Brasiliense?

Terezinha: “Recebemos uma Prefeitura endividada e uma cidade abandonada em boa parte dos serviços municipais. Nosso foco é organizar a casa e resgatar o orgulho da nossa gente por morar aqui. Nossas prioridades são organizar e melhorar a eficiência dos serviços de saúde, recuperar o cuidado com a zeladoria urbana e focarmos na segurança pública – a implantação da Guarda Municipal deixou de ser apenas um sonho e hoje é uma grande necessidade. Além disso, na mobilidade urbana, vamos abrir a passagem de veículos na via férrea interligando os bairros Luis Ometto e Irajá ao Jardim Planalto. Também está no nosso radar o Centro de Referência do Transtorno do Espectro Autista e a Casa de Saúde da Mulher”.

O Imparcial: Como uma das poucas mulheres eleitas prefeitas da nossa região, como a senhora vê a participação das mulheres na política no Brasil hoje?

Terezinha: “As mulheres são maioria da população, mas ocupam menos de 20% dos cargos políticos. Precisamos inspirá-las a mudar essa realidade. Sempre defenderei uma participação feminina cada vez mais efetiva na política. As mulheres podem e devem contribuir e muito com a sociedade ocupando os espaços de poder”.

O Imparcial: Existe algum projeto para a valorização dos servidores municipais de Américo Brasiliense?

Terezinha: “Desejamos implantar na prática uma real política de valorização salarial do funcionalismo público municipal, incluindo também o auxílio alimentação. Deixo claro que isso é uma prioridade para nós. Herdamos a Prefeitura com uma despesa de quase 49% com a folha de pagamento dos salários, o limite da lei é 51%, ou seja, está muito próximo do limite. Mas vamos trabalhar muito para mudar essa realidade, buscando maior equilíbrio nas finanças municipais e o crescimento econômico da cidade”.

O Imparcial: A cidade tem um histórico de problemas com a falta de água. O que a senhora pretende fazer para resolver esse problema?

Terezinha: “Vamos sempre priorizar uma gestão técnica e eficiente no Departamento de Água, Esgoto e Meio Ambiente. Prosseguir com melhorias, ampliação do sistema de reservação e de interligação das redes dos mais diversos bairros. Hoje a situação do abastecimento de água está estabilizada na cidade”.

O Imparcial: Como a senhora vê o apoio da Câmara Municipal ao seu mandato?

Terezinha: “Tivemos na última eleição uma renovação de 54% da Câmara Municipal, ou seja, uma maioria de novos vereadores com muita vontade de fazer o melhor para a cidade. Também os vejo muito sensibilizados com o delicado momento que a cidade vive e dispostos a trabalhar em harmonia e união. Esse sentimento aliado com a experiência da outra parcela de vereadores que foi reeleita, sinceramente vislumbro uma legislatura de muitos resultados positivos para recuperarmos nossa cidade. Da nossa parte, conduziremos a relação com o Poder Legislativo da melhor forma possível, entendendo que de fato são representantes da população”.

O Imparcial: Depois de quase dois meses de governo, quais são as suas impressões sobre os principais desafios de seu mandato?

Terezinha: “Nossa candidatura foi alicerçada em propostas com foco aos reais problemas da cidade. Ou seja, tínhamos real noção de como encontraríamos a Prefeitura. Aliás, acredito que essa experiência foi um diferencial para que os eleitores decidissem por nossa eleição. Portanto, após o primeiro mês de gestão, apenas reafirmamos nosso compromisso de superar os desafios que, sinceramente, já detectamos na campanha eleitoral e no período de transição de governo. Reafirmo: precisamos fazer muito para reorganizar a saúde, recuperar os cuidados com a zeladoria, com foco na limpeza e manutenção asfáltica e focarmos em medidas que melhorem nossa segurança pública”, finalizou a prefeita.

Foto: O Imparcial

Sair da versão mobile