Por José Augusto Chrispim
A Câmara Municipal de Araraquara inicia o ano de 2025 promovendo, nesta quarta-feira (1º), às 15 horas, a Sessão Solene de Posse dos 18 vereadores, prefeito e vice-prefeita eleitos em 2024, bem como realiza a instalação da 19ª Legislatura, para o mandato de 2025 a 2028.
A cerimônia, que é aberta ao púbico, acontecerá no auditório do Distrito Revee (antigo Cear), na Fonte Luminosa.
O início dos trabalhos será presidido pelo vereador mais votado, Rafael de Angeli (Republicanos), que irá compor a mesa ao lado um colega escolhido por ele no momento para a função de secretário.
Cada vereador eleito assinará o Termo de Posse, apresentando seus respectivos diplomas e declaração de bens, sendo na sequência chamados individualmente, por ordem alfabética do nome civil, pelo secretário da mesa, para ser empossado. Com a mão direita levantada, e em pé, cada vereador responderá “Assim prometo” à medida que for chamado.
Na sequência, uma comissão escolhida por Angeli conduzirá para dentro do ambiente o prefeito eleito, Dr. Lapena (PL), e a vice-prefeita, Meire Laurindo (Republicanos), para serem empossados.
A cerimônia terá ainda a fase de pronunciamentos, quando os empossados (18 vereadores, prefeito e vice-prefeita) poderão fazer uso da palavra durante três minutos cada um.
Presidência da Câmara
A fase final da cerimônia será marcada pela eleição da Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2025/2026. Todos os membros da Mesa Diretora serão eleitos por voto nominal.
A disputa pela presidência da Câmara deve ficar entre o vereador do MDB, Aluisio Braz, o Boi, e o vereador do Republicanos, Rafael de Angeli. Em conversas de bastidores, cada um teria 8 votos já certos para a disputa que deve ser desempatada pelos dois vereadores do Partido Progressistas, Emanoel Sponton e Marcelo Gurgel. Porém, falando à reportagem de O Imparcial, o vereador Rafael de Angeli disse que estaria computando 12 votos a seu favor na disputa. “Estamos procurando o apoio de todos os vereadores para a presidência da Câmara. Mais do que contar votos, estamos contando ideias. Nossa expectativa, no momento, é para termos 12 votos no dia 1º de janeiro e, com certeza, o apoio do PP é essencial”, ressaltou Rafael.
Apesar de os dois vereadores do PP anunciarem o apoio à candidatura do vereador do Republicanos, conversas de bastidores dão conta que um acordo entre o Diretório estadual do PP e o MDB deve indicar o voto da sigla no vereador Aluisio Boi.
Vereadores que serão empossados
Rafael de Angeli
Maria Paula
Balda
Guilherme Bianco
Michel Kary
Fabi Virgílio
Aluisio Boi
Marcão da Saúde
Filipa Brunelli
Enfermeiro Delmiran
Cristiano da Silva
Alcindo Sabino
Emanoel Sponton
Coronel Prado
Marcelo Gurgel
Dr. Lelo
Paulo Landim
Geani Trevisóli
Erros e acertos
Nos últimos 8 anos, o prefeito Edinho Silva (PT) governou a cidade com uma visão voltada para a área social criando vários programas destinados às pessoas mais vulneráveis como o Programa Municipal de Combate à Fome e Incentivo à Inclusão Produtiva, o Bolsa Cidadania, e o PMAIS que compra os hortifrútis dos pequenos agricultores e assentados e garante alimentos de qualidade à mesa da população, entre outros. Além disso, deu continuidade ao Orçamento Participativo (OP), criado em seu primeiro governo, onde a população escolhe quais são as obras que têm prioridade para serem executadas.
Porém, apesar de todas as obras realizadas na cidade nos últimos anos e a condução acertada no combate à pandemia do Coronavírus, que salvou muitas vidas e foi elogiada nacionalmente, a falta de cuidado com a zeladoria da cidade e a condução equivocada das contas públicas, que gerou uma grande dívida na prefeitura, principalmente devido aos precatórios, fizeram com que a sua candidata perdesse a disputa pelo Executivo. Outro fato preponderante para a derrota da petista nas urnas foi a falta de água que deixou muitos araraquarenses revoltados na reta final da campanha. Apesar de todos os esforços do DAAE, a seca histórica vivida pelo país dificultou a distribuição de água na cidade e muita gente ficou com as torneiras secas e, isso, teve reflexos negativos no dia da eleição.
Mudanças profundas
O Dr. Luis Claudio Lapena Barreto foi eleito no último dia 6 de outubro com 55.158 votos, o correspondente a 49,18% dos votos válidos. Durante a sua campanha, o então candidato do Partido Liberal prometeu mudanças profundas na forma de governar e austeridade com as contas da prefeitura.
Sob o lema “Ordem, trabalho e acolhimento”, o médico promete reorganizar a administração, entregar resultados concretos e modernizar os serviços públicos.
Para isso, a gestão planeja adotar um rigoroso planejamento estratégico, revisar contratos, cortar gastos desnecessários e otimizar recursos.
O que o araraquarense espera é que essa austeridade ocorra de forma igualitária, e não apenas em áreas que atendam as pessoas mais vulneráveis. Outro ponto importante é que a polaridade que marcou as últimas eleições tenha ficado para trás e que as forças políticas da cidade se unam em prol do progresso de Araraquara.
Secretariado
O prefeito eleito Dr. Lapena anunciou seus últimos secretários na última segunda-feira (23) no Sindicato Rural de Araraquara. Entre os escolhidos para integrar a nova gestão estão alguns nomes conhecidos como o ex-secretário de Obras, Valter Ricardo Léo Rozatto, a secretária de Cultura, Euzânia Andrade e o secretário de Governo, Leandro Guidolin que, entre outros, integraram o governo do ex-prefeito Marcelo Barbieri (MDB).
Novos secretários:
- Chefia de Gabinete – Pedro Monteiro
- Secretário de Governo – Leandro Guidolin
- Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular – Jessyca Alencar
- Secretaria de Cultura – Euzânia Andrade
- Secretaria de Saúde – Dr. Abelardo Andrade
- Secretaria de Segurança e Trânsito – Adalberto José Ferreira
- Secretaria de Esportes – João Henrique Silvestre
- Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico – Luís Nacir
- Secretaria de Planejamento e Finanças – Roberto Pereira
- Secretaria de Administração – Victor Oliveira
- Secretaria de Comunicação – Paula Cardoso
- Ombudsman – João Baptista Galhardo Junior
- Meire Laurindo – Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
- Carlos Alberto Ferreira – Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade
- Priscila Vasques Crepaldi – Secretaria de Desenvolvimento Urbano
- Fernando Diana – Secretaria da Educação
- José Eduardo Melhen – Procuradoria Geral
- Daiana Carla Galli Lapena Barreto – Presidente do Fundo Social de Solidariedade
- Wilian Thomaz Maréga – Superintendência do DAAE
- Renata Crespi – FUNDART
- Emanuelle Laurenti – Diretora Executiva da FUNGOTA
- Valter Ricardo Léo Rozatto – Obras