A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e da Participação Popular (Coordenadoria Executiva de Políticas Étnico-Raciais) comunica que estão abertas as inscrições para seleção de afroempreendedores e de empreendimentos afros para exposição e comercialização de produtos relacionados à cultura afro na FeirAfro 2022, feira de exposição, divulgação e vendas de produtos relativos a cultura negra.
A FeirAfro 2022 ocorrerá no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, das 14h às 20h, na Estação Ferroviária (Rua Antônio Prado, 611, Centro). A escolha dos comerciantes pode ainda ser aplicada em outros eventos dentro da programação da Consciência Negra de 2022. A feira integra a programação “
É preciso ser antirracista!”, que oferece atividades durante o Mês da Consciência Negra com o objetivo de combater amplamente o racismo estrutural existente, bem como o racismo institucional que ainda ocorre em diversos espaços.
A coordenadora de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo, falou sobre o propósito da feira. “A FeirAfro é uma oportunidade para que os empreendedores apresentem à população a produção que foi carinhosamente pensada na valorização da cultura e história afro, seja através do vestuário, da culinária, do artesanato, de produtos para estética negra ou da maneira que acharem pertinente alcançar a comunidade e demonstrar o trabalho que cada um realiza e nem sempre chega diretamente a esse público. Portanto, chamamos a atenção para que participem, fortaleçam esse evento no sentido de potencializar os afroempreendedores”, enfatizou.
As inscrições serão realizadas até o dia 13 de novembro pelo formulário, e-mail (amigosdocentroafro@gmail.com) ou pelo Whatsapp (16) 99626-9466. O formulário pode ser acessado pelo link bit.ly/FeirAfro2022. Devem ser enviadas a ficha de inscrição (disponível ao final da matéria) e um portfólio da empresa com os produtos que serão comercializados ou divulgados.
Podem participar toda e qualquer pessoa, de qualquer etnia ou raça que comprovadamente exerçam atividades relacionadas ao tema do evento e que possuam documentação válida junto aos órgãos competentes. A preferência é por pessoas autodeclaradas negras (pretas ou pardas) que queiram vender ou expor produtos e serviços. Para a comercialização de alimentos e bebidas, os inscritos devem estar com o Alvará Municipal e sanitário regularizados.
Serão disponibilizadas vagas para os segmentos de vestuário, brinquedos, editoras, medicina fitoterápica e ancestral, nutrição e alimentação, bebidas, massagem e estética, sustentabilidade, artesanato, artes e decoração, acessórios, culinária afrobrasileira e beleza (make, cabelo). A disponibilização da vaga refere-se apenas ao espaço físico designado à exposição, ou seja, não serão disponibilizadas estruturas para montagem, tais como barracas, mesas ou cadeiras. A coordenadoria apenas delimitará o espaço de 3m² para empreendedores do ramo alimentício e de 3m² para os demais empreendedores.
Os participantes selecionados serão convocados por telefone e e-mail para os procedimentos cabíveis. Para informações e dúvidas, entrar em contato pelo aepir@araraquara.sp.gov.br ou pelos números (16) 3322-8316 e (16) 99626-9466.