O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta quinta-feira (17), para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.
O Comitê informa que será publicado nos próximos dias o novo decreto municipal, com alterações nas regras gerais ao exercício de atividades econômicas, atendendo as determinações do Plano São Paulo divulgadas na semana passada pelo Governo Estadual.
O documento será concluído e publicado, após amplo debate com os representantes dos setores econômicos envolvidos.
Até lá, os estabelecimentos comerciais, de serviços e demais atividades devem continuar cumprindo o decreto municipal nº 12.406, de 11 de novembro de 2020.
E a população também precisa permanecer alerta às medidas preventivas que podem conter a transmissão do novo Coronavírus. O vírus está circulando e as pessoas do grupo de risco devem continuar protegidas, em isolamento social. Quem sair, deve usar máscara corretamente, cobrindo nariz e boca; higienizar a mãos com frequência e manter o distanciamento das demais pessoas.
Araraquara vem ganhando destaque nacional e internacional pelas medidas adotadas durante a pandemia da Covid-19, mas a contenção dos casos e dos óbitos decorrentes da doença precisa da conscientização e da participação efetiva de todos.
Situação Epidemiológica
Araraquara registra nesta quinta-feira (17), mais 59 casos positivados de coronavírus, o equivalente a 32% de 184 amostras analisadas.
Portanto, agora são 7.594 casos em Araraquara. Do total de confirmados, 220 permanecem em quarentena e 7.289 já saíram. Aguardam resultado de exames 150 amostras.
Hoje, 51 pacientes estão internados. Destes, 36 estão em enfermaria – 9 suspeitos e 27 confirmados. E 15 estão na UTI – 2 suspeitos e 13 confirmados. Do total de 51 internados, 41 são moradores de Araraquara e 10 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 37% de leitos de enfermaria e 27% de UTI.
Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 14 pacientes internados com Covid-19, o HEAB tem 2 pacientes e o Hospital de Campanha tem 9 pacientes.
Foram notificados, até o momento, 85 óbitos decorrentes de Coronavírus. E dois óbitos suspeitos estão sendo investigados.
Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.