A Prefeitura de Araraquara e o Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Araraquara (Daae) realizaram, nesta quarta-feira (16), solenidade que marcou a entrega do poço tubular profundo Santa Lúcia II, que vai atender cerca de 17 mil moradores dos setores de abastecimento Carmo e Universidades, formados pelos bairros Quitandinha, Parque do Carmo, Jardim Morumbi, Santana, Salto Grande I, II, III e IV, Quinta do Salto, Jardim Santa Lúcia, Jardim Santa Mônica e Vila Bela Vista.
O prefeito Edinho revelou que o Daae investiu, de 2017 até agora, um total de R$ 87,5 milhões na melhoria da qualidade de seus serviços, com uma média de investimento muito superior em relação ao que se vê em outros municípios.
“Estamos falando de um bem vital para o povo. Ninguém consegue conduzir a sua vida sem água. E a Prefeitura, o município de Araraquara, tem que cumprir o seu papel, que é fazer com que a cidade cresça com qualidade de vida. Para que a cidade cresça com qualidade de vida, temos que investir no abastecimento de água, no tratamento de esgoto, na coleta e tratamento de resíduos, porque assim estaremos construindo efetivamente uma cidade que seja sustentável”, destacou.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Aluísio Boi (MDB), enalteceu o trabalho do Daae. “Essa é uma grande obra, que não se vê a olho nu por estar embaixo da terra, mas que vai manter a qualidade da água na cidade. Eu sempre digo a todo mundo que em Araraquara podemos beber a água direto da torneira e isso é muito forte”, comentou.
O superintendente do Daae, Delorges Mano, destacou que o novo poço é mais uma confirmação de que o Daae cumpre sua missão na cidade. “Hoje se discute muito a regionalização e a tentativa de alcançar a meta no saneamento de 90 a 99% e Araraquara já alcançou esse objetivo há mais de 30 anos. Araraquara é privilegiada no saneamento e é graças a todos os seus servidores que o Daae se faz. Agradeço a todos os servidores, diretoria e engenheiros”, disse.
A obra contou com a perfuração de poço tubular com profundidade estimada de 340 metros e vazão de 200 metros cúbicos por hora, com um investimento de R$ 4.474.325,00 oriundos de recursos próprios do Daae. A empresa responsável pela obra foi a Geosan Ltda, que forneceu a instalação de bomba submersa, cabine de força, painéis elétricos, chaves de acionamento e outros equipamentos, além de todo o calçamento na área do poço, utilizando piso intertravado e pintura dos prédios.
Este é o 9º poço perfurado entregue pelo Daae desde 2017. Os outros foram no Jardim Universal (Região Oeste) em 2017, Victório de Santi (Região Sul) em 2019, Selmi Dei (Região Norte) em 2019, São Rafael (Região Norte) em 2020, Assentamento Bela Vista (zona rural) em 2021, Pinheirinho (Região Leste) em 2021, Iguatemi (Região Sul) em 2021 e Poço Flora (Região Norte) em 2022. Também está em andamento a perfuração do Poço Cruzes II.
Também participaram da solenidade o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Paulo Landim (PT); o vereador Edson Hel (cidadania); o secretário de Governo, Donizete Simioni; Jô Cardoso, representando a deputada estadual Thainara Faria; o representante do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Araraquara (Comdema), Rodrigo Martins; o geólogo do Daae, Osmar Gualdi; o gerente de campo Cleiton Luiz Vern, representando a empresa Geosan; e Meuquisedeque Nunes da Silva, representando a empresa Da Vector, responsável pelo sistema total de abastecimento.