A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira (22), o ato de entrega das obras de reforma obras de reforma do Centro Municipal de Saúde Comunitária (CMSC) Dr. Herculano Graeff, no Jardim Roberto Selmi Dei IV,
O investimento no CMSC faz parte de um pacote de 24 obras na área da saúde custeadas pelo governo federal, por meio do Ministério da Saúde. Já foram entregues oficialmente as obras de reforma das UPAs da Vila Xavier e Valle Verde e as unidades do Cecap, Jardim Brasília, Jardim Marivan, Santana, Iguatemi e Paulistano.
No CMSC do Selmi Dei IV, o investimento foi de R$ 871.800,48, na reforma e adequação da recepção, farmácia e imunização, expurgo, banheiros, consultórios odontológicos, ginecológico, salas de acolhimento, observação, exame, prontuário, triagem, pós-consulta, farmácia, copa, salas de descanso, lavanderia, almoxarifado, arquivo, pré-consulta, vacinas, curativo e inalação, além do aumento na área de estacionamento.
O Centro Municipal de Saúde, que foi inaugurado em 2004 e atende 14.250 pessoas residentes em 7 bairros de Araraquara, presta homenagem ao Dr. Herculano Graeff, médico carioca, formado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, que adotou o Estado de São Paulo quando se mudou para Pinhal em 1930. Em 1932, participou da Revolução Constitucionalista. Transferiu-se para Araraquara, onde conheceu e se casou com Haydée Bonilha, educadora sanitária do posto de saúde.
Em sua saudação, no ato de entrega, o prefeito Edinho agradeceu os presentes, entre eles usuários da unidade e os profissionais de saúde.
“Agradeço, em especial, toda essa equipe, porque reconheço que não foi fácil. Realizar obra com a unidade em atendimento causa transtorno. Mas são recursos do governo federal, oriundos de convênios que nós temos prazos para executar. E tivemos ainda que dar ordem de serviço antes de começar a vigorar a lei eleitoral. Foram quase 900 milhões de reais investidos nesta unidade, que eu inaugurei na minha primeira gestão como NIS – o Núcleo Integrado da Saúde. Como ainda não tínhamos UPA, inaugurei três NIS – aqui no Selmi Dei, no Vale do Sol e outro no Iguatemi, que atendiam a população até a meia-noite e depois ficava uma ambulância para urgência e emergência. Foi um projeto que funcionou muito bem até que as UPAs chegassem”, contextualizou o prefeito Edinho.
O prefeito também destacou o papel da ex-secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, na obtenção de recursos que estão garantindo obras em 24 unidades de saúde da cidade, entre elas a da CMSC no Jardim Roberto Selmi Dei IV.
“Aqui é uma obra que reestrutura praticamente toda a unidade. É a maior obra que essa unidade já teve, desde a sua inauguração. Por isso, quero agradecer muito a paciência dos funcionários e quero agradecer também a Eliana Honain, que levou os projetos para audiência com a Ministra Nísia [Trindade], no Ministério da Saúde, e conseguiu os recursos para reforma e ampliação desta e outras 23 unidades”, enfatizou o prefeito. Ainda segundo ele, desde 2017, entre obras entregues, em execução ou em projeto, são R$ 68 milhões investidos na saúde.
Além de Edinho, também saudaram os presentes a enfermeira da unidade Nelice da Costa Goulart Venâncio e o Presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Landim. Também estavam entre as autoridades, as secretárias municipais Juliana Lujan, da Saúde, e Renata Bratfisch, de Obras e Serviços Públicos, e o vereador Alcindo Sabino.
Ao final, profissionais da equipe de saúde do CMSC Herculano Graeff, no Jardim Roberto Selmi Dei IV, descerraram a placa que marca a entrega da unidade reformada à população.