A Prefeitura de Araraquara realizou, nesta quarta-feira (18), por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, a cerimônia de entrega da sede da Morada Express, Cooperativa de Trabalho de Motoentregadores e Motofretistas de Araraquara, localizada no Terminal Rodoviário.
A Morada Express integra a Incubadora Pública de Economia Criativa e Solidária (IPECS) e o Programa Coopera Araraquara, iniciativas que promovem geração de renda, dignidade e desenvolvimento para trabalhadores das novas profissões, ou em situação de desemprego.
Formalizada em 2021 com o apoio da Prefeitura, a cooperativa nasceu da mobilização de motoentregadores em busca de melhores condições de trabalho e renda. Neste ano, a Morada Express lançou seu próprio aplicativo, financiado com R$ 80 mil pelo Plano Municipal de Apoio ao Cooperativismo, que visa fortalecer a economia solidária e combater desigualdades.
“No Brasil, estima-se que existam 2,7 milhões de motoentregadores, formando a maior categoria profissional do país. Organizar esses trabalhadores é um grande desafio. Enquanto alguns poderiam optar por empregos formais, muitos valorizam a autonomia do trabalho atual. Cooperativas como a Morada Express oferecem uma alternativa sustentável, promovendo condições dignas e valorizando a independência dos trabalhadores. Essa inauguração reafirma o compromisso de Araraquara com a justiça social e o desenvolvimento econômico solidário. Em nome do meu vice e secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, e da coordenadora de Trabalho e Economia Criativa, Camila Capacle, agradeço a todos que se empenharam para tornar esse sonho das cooperativas uma realidade”, declarou o prefeito Edinho, durante sua saudação aos presentes na cerimônia.
Damiano também enalteceu a importância do cooperativismo e da nova sede na organização do trabalho prestado pela Morada Express. “Graças ao empenho de todos os envolvidos nessa caminhada, temos alcançado muitas vitórias e conseguido organizar e fomentar o modelo de autogestão de associações e de cooperativas dos mais diversos setores que participam da Incubadora. No caso da Morada Express, foram muitas etapas já superadas. Vamos seguir acreditando na força da economia solidária em Araraquara. Acreditamos nesta política pública estruturante, que incentiva um novo modelo de organização do trabalho e da renda”, afirmou o vice-prefeito e secretário do Trabalho.
Também participaram da cerimônia Leonardo Camargo, presidente da Morada Express, com os cooperados; Lívia Maria, proprietária da Agaeli Saneamento e parceira da Morada Express, e Nilson Carneiro, secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana.