Início Araraquara Prefeitura inicia entrega de 1.419 notebooks para profissionais da Educação

Prefeitura inicia entrega de 1.419 notebooks para profissionais da Educação

Primeiros 150 equipamentos foram distribuídos nesta quarta (30); investimento total é de R$ 7,2 milhões, dentro do programa Educa+ Araraquara

A Secretaria Municipal da Educação iniciou a entrega de 1.419 novos notebooks para diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, assistentes educacionais pedagógicos e professores da rede municipal de ensino, em investimento de R$ 7.215.061,80. A ação integra o programa municipal Educa+ Araraquara.

Os primeiros 150 equipamentos foram distribuídos aos profissionais da Educação em reunião de avaliação do ano de 2022, na sede do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), na tarde desta quarta-feira (30). Outros 1.269 profissionais também receberão os notebooks no início do ano letivo de 2023.

Os notebooks serão utilizados para atividades de planejamento, uso de recursos educacionais digitais, aulas via aplicativos online, produção de conteúdos audiovisuais e uso de plataformas digitais de ensino e aprendizagem.

Presente no ato de entrega, o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, representando o prefeito Edinho, parabenizou a Educação pela compra dos notebooks para os profissionais de ensino.

“São equipamentos que irão fortalecer as atividades de planejamento das aulas e o uso dos recursos digitais e tecnológicos para o ensino dos nossos estudantes. Todos nós sabemos o quanto a tecnologia é importante e uma aliada na aprendizagem”, destacou.

“O Educa+ Araraquara é um programa fundamental para que os alunos recuperem o déficit educacional gerado pelo período mais crítico da pandemia. Estar aqui hoje é uma demonstração de que a Prefeitura confia muito nesse programa e em todos os profissionais envolvidos em sua execução”, complementou Damiano.

A secretária municipal da Educação, Clélia Mara dos Santos, falou sobre os avanços que os novos notebooks irão proporcionar no trabalho escolar. “É um equipamento importante para dar tranquilidade operacional para as atividades que vocês têm que fazer no dia a dia. Assim que retornarmos em janeiro, a gente fará a entrega para todos”, explicou Clélia aos profissionais da Educação.

A diretora do CER José do Amaral Velosa (Jardim Paulistano), Edina Aparecida Barbosa São Romão, foi uma das profissionais da Educação presentes e já retirou o novo notebook de trabalho. “Ele vai nos auxiliar bastante nas questões administrativas e pedagógicas e no aprimoramento e desenvolvimento das atividades com os alunos, visando à melhoria da qualidade do trabalho realizado. É um marco muito importante para a Educação do município de Araraquara”, afirmou a diretora, que está na rede municipal há 30 anos.

Educa+
Lançado em dezembro do ano passado, o Educa+ Araraquara é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação, e voltado à rede de ensino municipal, englobando a educação infantil, o ensino fundamental e a EJA (Educação de Jovens e Adultos).

O programa se constitui em um conjunto de ações empenhadas em melhorar a qualidade da aprendizagem e superação das dificuldades educacionais agravadas ou geradas pela pandemia.

A compra de novos computadores e equipamentos para as escolas municipais e de notebooks para os professores aprimorarem suas aulas estão entre as ações previstas no programa.

Entre os novos equipamentos adquiridos estão 1.400 computadores instalados em cada uma das unidades escolares, secretarias, laboratórios e unidades do Portal do Saber; os 1.419 notebooks para os professores e equipes diretivas; 832 tablets para as Emefs; locação de 3.200 tablets para o programa de reforço e aceleração da aprendizagem destinados aos estudantes dos anos finais do ensino fundamental; e 329 Smart TVs para todas as salas de aula das Emefs, Neja, Centros de Educação e CAEE.

Outras ações do Educa+ Araraquara são aulas aos sábados para garantir as aprendizagens essenciais em Língua Portuguesa e Matemática aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental; contratação de professores para centrar ainda mais o foco na alfabetização, incluindo a alfabetização de adultos; aulas de reforço e recuperação das aprendizagens nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática em turnos estendidos, incluindo EJA; ações para ampliar o letramento literário e propiciar a formação de leitores; formação continuada para os professores e educadores da Educação Infantil, Ensino Fundamental Regular e EJA; incentivo às práticas de leitura, contação de histórias e do cantar para todas as etapas da Educação Infantil; entre outras medidas.

Redação

Sair da versão mobile