Início Araraquara Prefeitura lança campanha para alertar sobre a importância da faixa de pedestre

Prefeitura lança campanha para alertar sobre a importância da faixa de pedestre

Ação visa conscientizar que a sinalização tem o objetivo de garantir mais segurança para os pedestres

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, lançou nessa segunda-feira (14) a ação “Trânsito mais seguro”, que visa educar a população para a importância da utilização da faixa de pedestre. A campanha envolve faixas, cartazes, entrega de panfletos pelas ruas e divulgação nas redes sociais.

O secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, destaca o objetivo da campanha. “Pela pesquisa do Plano de Mobilidade Urbana, hoje 27% do deslocamento da cidade é feito a pé, ou seja, é um modal de grande percentual em relação às outras movimentações como bicicleta, ônibus e veículos. Por isso, precisamos realmente treinar os pedestres a ter um comportamento efetivo no trânsito, principalmente porque os pedestres são os mais frágeis quando ocorrem acidentes, como atropelamentos. O trabalho é orientar os pedestres a atravessar na faixa, olhar para os dois lados para conferir se a rua é mão-dupla na hora da travessia e esperar o semáforo fechar em um cruzamento para fazer a travessia. Basicamente é essa a nossa ideia para trabalhar no comportamento do pedestre. E temos também as pessoas com mais idade, que se deslocam de forma mais devagar ao atravessar a rua, então o nosso trabalho é visando a melhoria na segurança dos pedestres em Araraquara”, aponta.
Dolores Ana Soares, professora de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, explica que o propósito é levar mais informações sobre o tema, tanto para os motoristas quanto para os pedestres. “A campanha visa orientar as pessoas a fazer a travessia na faixa de pedestre, usar sempre a esquina para fazer sua travessia, atravessar com segurança, observar o semáforo e mesmo assim e prestar atenção se não vem vindo um motociclista não respeitando o sinal vermelho”, destaca.
A campanha também conta com a participação do grupo Anjos do Trânsito, que apresenta artistas de teatro, circo e música, com abordagens alegres para tratar o tema e distribuir o material de divulgação. Nesta segunda-feira, o grupo realizou a ação no período da tarde na Praça Santa Cruz, Casa da Cultura e Prefeitura. Nesta terça-feira (15), o Anjos do Trânsito atuará na Avenida Bento de Abreu das 14h às 17h. No dia 17, quinta-feira, os artistas também levarão a mensagem na Escola Estadual Leonardo Barbieri, com performance e bate-papo às 10h30.
A ação também será realizada no dia 22 de agosto, terça-feira, durante o desfile em homenagem ao aniversário de 206 anos de Araraquara, na Avenida Bento de Abreu, e também no dia 27, domingo, das 11h às 13h, no 1º Pedala Araraquara, em Bueno de Andrada.

Dicas para condutores evitarem atropelamentos:
1) Não induza o pedestre a atravessar mais rápido. Se o pedestre já iniciou a travessia e, durante esse tempo o semáforo mudar, o pedestre tem a prioridade para concluir a travessia.
2) Dê a preferência. Seja gentil e facilite a travessia. Locais onde existe faixa sem sinal luminoso, o pedestre tem preferência.
3) Atenção: um atropelamento é sempre uma tragédia. Por isso, na proximidade de pedestres, reduza a velocidade e redobre a atenção.
4) Como o próprio nome já diz, a faixa é para a travessia dos pedestres. Não pare na faixa.
5) Evite buzinar o tempo todo para pedestres. Isso só causa stress e sustos desnecessários, o que pode comprometer a segurança.

Dicas de travessia para os pedestres
1) Segurança na travessia. Atravesse as ruas olhando para ambos os lados. Respeite os sinais de trânsito e faixas para pedestres.
2) Antes de atravessar a via, faça contato visual com os condutores para ter certeza de que eles te viram.
3) Utilize a faixa de pedestres sempre que estiver disponível. Quando não houver, procure outros locais seguros para atravessar. Seja na esquina, em passarelas ou próximo a lombadas eletrônicas.
4) Cuidado com pontos cegos. Não atravesse a rua por trás de carros, ônibus, árvores ou postes, pois a probabilidade de você não ser visto é grande.
5) Na contramão: em estradas ou vias sem calçadas, caminhe de frente para o tráfego. No sentido contrário aos veículos.  

Redação

Sair da versão mobile