Início Araraquara “Prefeitura nos Bairros” oferece cadastro para castração de animais

“Prefeitura nos Bairros” oferece cadastro para castração de animais

Serviço pode ser solicitado no programa que atende a região do Parque São Paulo até o dia 17 de março

Procedimento que resulta em diversos benefícios para os animais, a castração é um dos serviços gratuitos disponíveis no programa “Prefeitura nos Bairros”, que teve sua edição 2023 lançada nesta terça-feira (28) e atuará até o dia 17 de março na região do Parque Residencial São Paulo, que envolve ainda os bairros Altos do Pinheiros I, II e III, Vila Biagioni, Jardim Jacarandá, Parque dos Sabiás, Parque Residencial São Lucas, Residencial Alamedas, Conjunto Habitacional Manoel Rodrigues, Jardim Ana Adelaide e Jardim Esmeralda.

Dentro do “Prefeitura nos Bairros”, o cadastro para castração de animais é disponibilizado no atendimento social, que também opera de terça a sexta-feira, das 8h30 às 13h30. Nessa região atendida no momento, o atendimento é oferecido no quiosque ao lado da Unidade de Saúde da Família (USF) Gustavo de Moraes Júnior, também até o dia 17 de março. Para fazer a castração de seu animal, o interessado deve levar cópia de RG, CPF, comprovante de endereço e o comprovante de renda, que deve ser de até três salários mínimos.

A coordenadora de Bem-Estar Animal da Prefeitura, Carol Mattos Galvão, falou sobre a importância de fazer com que as pessoas conheçam esse trabalho. “É importante levar esse serviço para os bairros porque algumas pessoas não o conhecem ou não têm a facilidade do deslocamento, então é realmente uma forma de torná-lo acessível a todos os munícipes da cidade que tenham renda de até três salários mínimos”, comentou.  

A castração é uma medida que previne várias doenças, entre elas o câncer de mama e a piometra na fêmea e o câncer de próstata no macho. Diminui a demarcação de território e o instinto de fugir, além de fazer um controle populacional, evitando mais animais nas ruas. Ao serem castrados, os animais também são chipados, ou seja, os tutores ficam com o cadastro no chip do animal e, no caso de qualquer intercorrência, esse tutor é identificado e devidamente responsabilizado.

Vale destacar que algumas raças não são castradas pela Prefeitura por conta da anestesia. “São raças braquicefálicas [animais com o focinho achatado] como shih tzu, buldogue, pug, por exemplo, e outras como husky siberiano, pastor alemão e golden retriever. A prioridade da castração é dos vira-latas e a castração é feita em cães de até oito anos de idade”, completa Carol, que acrescenta que todas as informações sobre o assunto são passadas no próprio atendimento social.

A Prefeitura disponibiliza 260 castrações por mês. No Paço Municipal, o cadastro também pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, enquanto no Parque do Pinheirinho, o serviço é oferecido nos mesmos dias, das 7h às 15h. O cadastro para a castração também pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, nos Postos de Atendimento da Vila Xavier (Av. Francisco Vaz Filho, 2049, Jardim Tabapuã) e do Selmi Dei (Rua Dr. José Logatti, 1008, Jardim Adalberto Roxo I).

Prefeitura nos Bairros

O “Prefeitura nos Bairros” é um programa introduzido pelo prefeito Edinho em 2001, durante seu primeiro mandato em Araraquara, e que visa levar todos os serviços da Prefeitura para perto das pessoas. O programa é uma ação coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da Coordenadoria de Participação Popular. Seu propósito é levar um mutirão de ações de zeladoria e manutenção da cidade, tais como operação tapa-buracos, troca de iluminação, roçada, limpeza, renovação da sinalização horizontal, manutenção de próprios, remoção e poda de árvores, limpeza de terrenos, combate à dengue, dentre outros.

Além disso, o “Prefeitura nos Bairros” conta com o plantão de atendimento social em que todas as secretarias da Prefeitura se fazem presentes no bairro para resolver os problemas da população. Além do cadastro para castração de animais, estão disponíveis a divulgação de cursos e vagas de emprego pelo PAT, atendimentos nas áreas da saúde e da assistência social, serviços do Daae, Ouvidoria da Prefeitura, vagas para Escolinhas de Esportes e Oficinas Culturais, Cadastro para o “Minha Casa, Minha Vida”, Programa de Mediação de Conflitos, ações educativas, dentre outros. Seu tempo médio em cada região dura entre 10 e 15 dias.

Redação

Sair da versão mobile