Até o dia 6 de abril, próxima quinta-feira, o programa “Prefeitura nos Bairros” executa sua fase 2, que passa pela região do Jardim das Hortências. O programa tem como propósito levar às pessoas todos os serviços disponibilizados pela Prefeitura de Araraquara e um desses serviços é a orientação para o público em relação à fauna sinantrópica. Para buscar esse serviço, o interessado deve comparecer ao plantão de atendimento social, que atende no horário das 8h30 às 13h30, na Emef Henrique Scabello, que fica na Avenida Remo Frontarolli, 4050, Parque das Hortências.
O trabalho é desenvolvido pela Gerência de Zoonoses e Fauna Sinantrópica, que possui no local um estande com uma exposição de alguns animais sinantrópicos, onde os profissionais dão orientações primordiais sobre o tema. “As orientações se referem ao controle e medidas preventivas a serem adotadas para manter o ambiente que frequentamos diariamente mais saudáveis de animais sinantrópicos que se adaptaram a viver junto ao homem”, explica a gerente de Zoonoses e Fauna Sinantrópica da Prefeitura de Araraquara, Gislaine Cristina das Neves.
Vale destacar que quem encontrar escorpião ou algum animal sinantrópico e necessitar de orientação e atendimento deve entrar em contato com a Equipe de Zoonoses e Fauna Sinantrópica pelo telefone (16) 3331-3820.
A fase 2 do “Prefeitura nos Bairros” atua na região composta pelos bairros Parque das Hortências, Jardim Cruzeiro do Sul 1 e 2, Jardim Del Rei, Jardim Arco Íris, Jardim Athenas, Jardim Diamante, Jardim dos Industriários, Jardim Dumont, Jardim Esplanada, Jardim Ieda, Jardim Santa Adélia, Jardim Santa Marta, Jardim Silvestre, Vila Bonilha, Adelino Silva, Condomínio Satélite e Residencial Nossa Senhora Aparecida.
No atendimento social, todas as secretarias da Prefeitura se fazem presentes no bairro para resolver os problemas da população. Além das orientações e serviços relacionados à fauna sinantrópica, estão disponíveis cadastro para castração de animais, serviços da área de habitação e de assistência social, divulgação de cursos e vagas de emprego pelo PAT, atendimentos nas áreas da saúde, serviços do Daae, Ouvidoria da Prefeitura, vagas para Escolinhas de Esportes e Oficinas Culturais, Cadastro para o “Minha Casa, Minha Vida”, Programa de Mediação de Conflitos, ações educativas e muito mais.
Ao mesmo tempo em que a população tem acesso ao atendimento social, equipes de zeladoria e manutenção atuam pelas ruas da região, com serviços como operação tapa-buracos, troca de iluminação, roçada, limpeza, renovação da sinalização, remoção e poda de árvores e muito mais.
O “Prefeitura nos Bairros” é um programa introduzido pelo prefeito Edinho em 2001, durante seu primeiro mandato em Araraquara, e que visa levar todos os serviços da Prefeitura para perto das pessoas. O programa é uma ação coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da Coordenadoria de Participação Popular. Seu propósito é levar um mutirão de ações de zeladoria e manutenção da cidade, tais como operação tapa-buracos, troca de iluminação, roçada, limpeza, renovação da sinalização horizontal, manutenção de próprios, remoção e poda de árvores, limpeza de terrenos, combate à dengue, dentre outros.
Esporte, cultura e lazer
E o “Prefeitura nos Bairros” veio com outra novidade este ano. Sempre no domingo seguinte ao lançamento do programa em cada região, a Prefeitura realizará uma ação social que vai oferecer esporte, cultura e lazer para toda a família. Na região do Hortências, a ação será realizada neste domingo (2), das 10h às 13h, na própria Emef Henrique Scabello.
O evento terá diversas atrações para as crianças, como piscina de bolinhas, camas elásticas, algodão doce, pipoca e atividades recreativas e esportivas (futebol, atletismo e taekwondo) com os monitores de educação física das Escolinhas de Esportes. Para os adultos, serão oferecidas aulas de ritmos, ginástica geral com os professores do programa Saúde na Praça.
As apresentações culturais também podem ser aproveitadas por toda a família. A partir das 11h, o evento contará com apresentações de canto coral e percussão com o Grupo Afrosom (com o regente e educador das Oficinas Culturais Guilherme Bridarolli) e da Orquestra de Violões (com o regente e maestro Luizinho Silva).