Início Araraquara “Prefeitura nos Bairros” potencializa ações da Vigilância em Saúde

“Prefeitura nos Bairros” potencializa ações da Vigilância em Saúde

Coordenadora aponta melhora considerável nos índices de infestação e maior procura pelas vacinas nas regiões atendidas pelo programa

Programa que tem por finalidade levar todos os serviços da Prefeitura para perto da população, o “Prefeitura nos Bairros” tem ajudado a potencializar os trabalhos desenvolvidos pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde do município. 
Entre os serviços desenvolvidos dentro do programa, é possível destacar um total de 57.966 imóveis visitados pelo Controle de Vetores, que também fez a retirada de 171.798 quilos de inservíveis nas regiões atendidas. No atendimento social, foi realizado um total de 1.360 testes pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e 1.061 vacinas foram aplicadas pela Secretaria de Saúde. Além disso, ações educativas de combate à dengue são executadas nas localidades atendidas.

Glaucia Falcoski, coordenadora da Vigilância em Saúde, destacou a relevância do programa. “Avaliamos o Prefeitura nos Bairros como uma estratégia de governo para ampliação do acesso da população aos serviços oferecidos pela Prefeitura, além da intensificação de ações de Vigilância em Saúde, como realização de vistorias pelo controle de vetores e ponto de vacinação. Podemos observar uma melhora considerável nos índices de infestação nas regiões de abrangência do programa, além da procura pelas vacinas, principalmente contra a Influenza e Covid-19. Mas apesar dessa melhoria durante as ações, estamos iniciando o período das chuvas e é importante que os moradores mantenham a limpeza das casas e evitem os criadouros com água dentro e fora das residências”, comentou.
A edição 2023 do “Prefeitura nos Bairros” foi iniciada no dia 28 de fevereiro e teve sua fase 1 realizada na região do Parque Residencial São Paulo, a fase 2 na região do Parque das Hortências, a fase 3 nos bairros que compõem a região do Cecap, a fase 4 na região que envolve os bairros Yolanda Ópice, Jardim Martinez e Vila Melhado, a fase 5 na região que envolve São José, Carmo, Quitandinha, e a fase 6 na região do Jardim Universal, Santana, Laranjeiras e bairros arredores.

No momento, o programa se encontra em sua fase 7, que atende a região composta pelos bairros Residencial Vale do Sol, Jardim Paraíso 1 e 2, Jardim Maria Luiza 1, 4 e 5, Residencial Águas do Paiol, Altos do Jaraguá, Jardim Nova Araraquara, Residencial Élvio Lupo 1 e 2, Nascente do Jaraguá, Jardim São Bento, Parque Arcos da Lapa, Parque Arpoador, Parque Atlanta, Parque Tropical, Residencial Acapulco, Parque Igaçaba, Estância das Rosas, Vitta Residencial, Jardim Botânico, Bosque da Saúde, Buona Vita do Horto, Cambuí, Cidade Jardim, Condomínio Gran Village, Damha 1, 2 e 3, Flamboyants 1 e 2, Portal das Araucárias, Residencial Riacho Doce, Chácara Flora, Parque Planalto e Recanto dos Nobres.

O atendimento social dessa fase é realizado de terça a sexta-feira, das 8h30 às 13h30, no CER Zilda Martins Pierre, que fica na Av. Prof. Gustavo Fleury Chamillot, 101, Jardim Residencial Paraíso. A sétima fase será concluída na próxima quarta-feira (6).

Prefeitura nos Bairros

O “Prefeitura nos Bairros” é um programa introduzido pelo prefeito Edinho em 2001, durante seu primeiro mandato em Araraquara, e que visa levar todos os serviços da Prefeitura para perto das pessoas. O programa é uma ação coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da Coordenadoria de Participação Popular. Seu propósito é levar um mutirão de ações de zeladoria e manutenção da cidade, tais como operação tapa-buracos, troca de iluminação, roçada, limpeza, renovação da sinalização horizontal, manutenção de próprios, remoção e poda de árvores, limpeza de terrenos, dentre outros.

Além disso, o programa conta com o plantão de atendimento social em que todas as secretarias da Prefeitura se fazem presentes no bairro para resolver os problemas da população. Além do cadastro para castração de animais, estão disponíveis a divulgação de cursos e vagas de emprego pelo PAT, atendimentos nas áreas da saúde e da assistência social, serviços do Daae, Ouvidoria da Prefeitura, vagas para Escolinhas de Esportes e Oficinas Culturais, Cadastro para o “Minha Casa, Minha Vida”, Programa de Mediação de Conflitos, ações educativas, dentre outros. 

Redação

Sair da versão mobile