Sob o tema “Sustentabilidade Urbana e Rural” e palestra de abertura do professor, arquiteto e urbanista Nabil Bonduki, a Prefeitura, o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema) e o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos) realizam neste sábado (6), em Araraquara, a Conferência Municipal de Meio Ambiente.
O evento é aberto à população em geral e os debates ocorrerão no auditório José Quirino dos Santos, da Uniara (Universidade de Araraquara), localizado no Centro de Araraquara.
Vale destacar que a abertura também será junto com a I Conferência de Política Urbana, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, e pelo Conselho Municipal de Planejamento e Política Urbana Ambiental de Araraquara (Compua). Os grupos de trabalho desta Conferência ocorrerão em 27 de abril, na Unesp, sob o tema “Sustentabilidade Ambiental, Social, Econômica e de Governança”.
O coordenador municipal de Participação Popular, Alcindo Sabino, reitera a importância da Conferência de Meio Ambiente, que entre outras questões abrirá um amplo debate sobre as novas diretrizes ambientais, até para as futuras gerações de Araraquara.
De acordo com Alcindo, o palestrante da abertura, Nabil Bonduki, que é uma referência no tema, debate a questão também do ponto de vista do desenvolvimento da cidade interligado às questões de meio ambiente. “Também é preciso estabelecer uma relação entre meio ambiente e consumo, incluindo o setor rural, pela sustentabilidade da cidade envolvendo ainda a questão do lixo urbano”, enfatiza Alcindo Sabino que participou nesta quarta-feira, do programa Canal Direto com a Prefeitura, realizado de segunda à sexta, às 18h30, ao vivo, pelo facebook da Prefeitura.
Programação completa
A partir das 8h tem início o cadastramento dos participantes e às 9h será realizada a solenidade de abertura. Na sequência, às 10h, ocorre a palestra “Sustentabilidade urbana e rural”, ministrada por Nabil Bonduki e, às 11h30, leitura e aprovação do Regimento.
A partir das 13h, haverá a formação de Grupos de Trabalho, com Eixo 1 – Cidade sustentável com participação popular; Eixo 2 – Biodiversidade; Eixo 3 – Recursos hídricos; e Eixo 4 – Resíduos sólidos. Às 15h30, será feita a leitura final e aprovação das propostas.
O auditório José Quirino dos Santos, da Uniara, tem acesso pela Rua Dom Pedro , entre as ruas Voluntários da Pátria (Rua 5) e Carlos Gomes (Rua 6), no Centro da cidade.