Com início previsto para fevereiro, a Prefeitura realizará uma pesquisa interna sobre a saúde ocupacional dos seus cerca de seis mil servidores na ativa em Araraquara.
Idealizada pela Coordenadoria Executiva de Recursos Humanos (CERH), ligada à Secretaria Municipal de Gestão e Finanças, a pesquisa será embasada em fatos que envolvem os servidores no trabalho, sob o ponto de vista físico ou emocional.
A ideia do levantamento surgiu a partir de demandas que o setor de Recursos Humanos, o RH da Prefeitura, recebe com frequência e visa, com ações, proporcionar o bem-estar da categoria e melhorar cada vez mais o atendimento ao público.
A coordenadora executiva de Recursos Humanos, Flávia Grecco Dótoli, explica que a pesquisa buscará detectar os tipos de doenças ocupacionais que acometem os servidores durante o trabalho e propor intervenções em conjunto com o Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) e a rede de saúde.
“O objetivo principal é criar as condições para melhorar a qualidade de vida dos servidores municipais”, reitera Flávia.
O psicólogo da CERH, Waster Wagner Bonavina, acrescenta que após o levantamento e a mensuração dos diagnósticos serão apresentadas propostas e ações.
Segundo a também psicóloga do setor, Tammy Regina Battissacco, o questionário será aplicado individualmente e terá início no Paço Municipal, que contabiliza quase 500 servidores na ativa.