Na manhã desta terça-feira (09), a cidade de Araraquara deu mais um passo importante na luta contra o uso nocivo de drogas com a abertura oficial do Encontro de Prevenção e Enfrentamento ao Uso Nocivo de Drogas, realizado no espaço Sala Multiuso, no Distrito Revee – antigo CEAR.
Promovido pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o evento tem como objetivo capacitar servidores, afim de ampliar o diálogo sobre os impactos das drogas na sociedade, estimular a reflexão sobre os danos causados por substâncias lícitas e ilícitas e apresentar estratégias de intervenção baseadas em conhecimento técnico, responsabilidade social e atuação intersetorial.
Durante a cerimônia de abertura, o prefeito Dr. Lapena destacou a urgência do tema e o impacto devastador do uso de drogas na estrutura social da cidade:
“Este encontro é de extrema urgência. O número de pessoas adoecidas pelo uso de drogas é visível em nossas ruas e praças, gerando um colapso em várias frentes: saúde, segurança pública, assistência social, famílias. Nas drogas, o único que ganha é o traficante. Portanto, toda a sociedade perde, pois adoece o sistema. Precisamos, juntos – poder público, especialistas e comunidade – construir caminhos eficazes de prevenção, acolhimento e tratamento.”
A vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Meire Laurindo, reforçou a importância de transformar o conhecimento técnico em ações práticas que cheguem às comunidades mais vulneráveis:
“Enfrentar o problema das drogas é também enfrentar a desigualdade, o abandono, a dor silenciosa das famílias. Este evento é um marco para que possamos sair do discurso e avançar em políticas públicas eficazes. Precisamos cuidar das pessoas com responsabilidade e empatia. O que está em jogo é a saúde mental, física e social de toda a população.”
Com ampla experiência na área de saúde pública, pediatria e como palestrante, o Dr. João Paulo Becker Lotufo, carinhosamente conhecido como Dr. Bartô, é referência nacional na prevenção ao uso de drogas entre crianças e adolescentes. Médico formado pela USP, atua há décadas promovendo ações educativas em escolas, comunidades e instituições, levando informação e conscientização de forma acessível e impactante. Seu trabalho se destaca pela abordagem direta, sensível e baseada em evidências, sendo um defensor incansável da educação como principal ferramenta de enfrentamento às drogas.
A mesa cerimonial contou ainda com a presença do vereador João Clemente, representando a Câmara Municipal, o palestrante, Dr. João Paulo Becker Lotufo, conhecido nacionalmente como Bartô. No evento também estavam presentes o secretário de Saúde, Dr. Abelardo Ferrarezi de Andrade, o superintendente do DAAE, Willian Thomaz Maréga, e do vereador e enfermeiro Delmiran.