Araraquara está entre as poucas cidades do Estado de São Paulo que contam com um protocolo seletivo para o recolhimento de animais de rua. A medida tem como objetivo garantir atendimento prioritário aos casos mais urgentes, já que não há estrutura física nem recursos financeiros suficientes para resgatar todos os cães e gatos que vivem nas ruas.
De acordo com o protocolo municipal, após averiguação e fiscalização, são recolhidos os animais sem tutor que estejam feridos ou em estado agônico, fêmeas prenhes ou no cio, além de filhotes e idosos debilitados. Nos casos em que o animal possui tutor, o resgate só ocorre mediante denúncia de maus-tratos confirmada pelo fiscal da Prefeitura, e o responsável é autuado com multa.
Para denúncias de maus-tratos e abandono, a população deve acionar a Subsecretaria de Bem-Estar Animal pelo telefone (16) 3301-3130, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Já em situações emergenciais, o serviço funciona em esquema de plantão das 16h30 às 7h30 de segunda a sexta-feira, e 24 horas por dia nos fins de semana e feriados, pelo telefone (16) 99993-8232.
No plantão somente são recolhidos animais sem tutor que necessitam de atendimento veterinário de urgência e emergência, ou seja, atropelados e agônicos.
Casos de agressão a animais devem ser comunicados à Polícia Militar pelo número 190. Quando se tratar de animais em altura, buracos ou locais de difícil acesso, o contato deve ser feito com o Corpo de Bombeiros, no 193.
Ocorrências envolvendo animais silvestres devem ser direcionadas à Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo número (16) 3339-5000. Já situações com animais peçonhentos devem ser comunicadas ao Controle de Fauna Sinantrópica, no telefone (16) 3331-3820.
Outras informações podem ser obtidas junto à Subsecretaria de Bem-Estar Animal, pelo telefone (16) 3339-4441 ou pelo e-mail bemestaranimal@araraquara.sp.gov.br