Início Araraquara Prefeitura responde sobre estimativa milionária de gastos com eventos 

Prefeitura responde sobre estimativa milionária de gastos com eventos 

Informação foi dada após questionamento do vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos)

Em abril, o vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) pediu explicações à Prefeitura a respeito do Pregão Eletrônico nº 037/2022, que tinha como valor estimado a quantia de R$ 107.368.789,90 para contratação de empresa especializada para locação de equipamentos de áudio e som, tendas, estruturas de palcos e mobiliário para produção de cerimoniais e eventos públicos ou apoiados por ela. 

O vereador questionava como foram estimados e em que foram baseados os quantitativos necessários e os dias de utilização de cada item, solicitando, ainda, informações sobre processos licitatórios e gastos de mesmo teor dos últimos cinco anos. 

No Pregão Eletrônico nº 036/2019, para contratação de empresa especializada para locação de equipamentos de áudio e som, tendas, estruturas de palcos e mobiliário para produção de cerimoniais e eventos públicos ou apoiado por ela, de acordo com documentos enviados em maio pelo governo municipal, foram gastos cerca de R$ 71.797,39.  

Segundo ainda a Prefeitura, outros R$ 289.750,00 foram gastos ao longo de 2017 e 2019 com a realização de eventos. Para a sonorização da Facira de 2017, por exemplo, foram investidos R$ 74.550,00. Já para o aniversário de 200 anos de Araraquara, o Município investiu o total de R$ 51.300,00 para geração de energia, palco e locação de banheiros químicos, enquanto outros R$ 75.000,00 foram despendidos com sonorização e iluminação para o aniversário da cidade de 2018 e mais R$ 88.900,00 para as comemorações de 2019. 

Por sua vez, a Fundação de Arte e Cultura de Araraquara (Fundart) teve despesas na ordem de R$ 472.684,86 entre 2017 e 2021 com locação de som, iluminação, palco e tendas para a realização de eventos. Em 2017, foram R$ 90.140,00; R$ 90.998,00 em 2018; R$ 239.140,00 em 2019; R$ 43.486,86 em 2020 e, por fim, R$ 8.920,00 em 2021.  

Para Lineu, mesmo após a explicação da Prefeitura, a estimativa de gastos de mais de R$ 100 milhões em eventos ainda causa espanto, uma vez que os valores somados dos últimos cinco anos ficam em torno de 1% desse valor. “Sabemos que no Sistema de Registro de Preços não há obrigatoriedade em utilizar a quantidade dos itens prevista em edital, porém, quando a licitação é feita, os números apontados devem ser precedidos de estudos e verificações acerca da utilização do objeto, para que este reflita o mais próximo possível o que será contratado. Como o quantitativo máximo de aquisição deve levar em conta expectativas de consumo confiáveis da Administração, continuarei acompanhando e fiscalizando a utilização desses equipamentos, de modo a comprovar que realmente esses gastos exorbitantes não serão feitos, buscando sempre a transparência nos gastos públicos.” 

Sistema de Registro de Preços 

O Sistema de Registro de Preços é um procedimento licitatório que serve para registrar os preços de fornecedores para compras futuras do poder público. Funciona assim: o interessado em vender para o governo faz um registro do seu produto ou serviço em ata, com o preço e especificações técnicas. O diferencial dessa modalidade é que a administração não é obrigada a contratar, a e adquire os bens ou serviços somente quando for necessário. 

No ofício enviado pela Prefeitura, a Gerência de Licitação explica que o Pregão Eletrônico nº 036/2019, questionado pelo vereador, refere-se a um Registro de Preços, em que não há obrigatoriedade de contratação. “Importante salientar que, diante de tal procedimento, não é necessária qualquer reserva de recursos orçamentários para o processo, ou seja, a Administração só disporá de recursos no caso da necessidade de utilização dos produtos, devidamente fundamentada”, explicam.  

Redação

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