Início Araraquara Prêmio André Braz tem prazo de inscrições prorrogado

Prêmio André Braz tem prazo de inscrições prorrogado

Indicações podem ser feitas até segunda-feira (3) pelo e-mail aepir@araraquara.sp.gov.br

Foi prorrogado o prazo de inscrições para a edição 2023 do Prêmio André Braz, premiação que homenageia anualmente dez homens negros – pretos e pardos –, que tenham se destacado na defesa e na promoção da igualdade, da justiça social e da dignidade da pessoa humana, no combate ao racismo, às desigualdades raciais e sociais. O prêmio tem como objetivo a valorização dos homenageados no contexto da cidadania. O prazo para as indicações terminaria no último sábado (25), porém foi estendido até segunda-feira, 3 de abril.

Para inscrição, a sociedade araraquarense em geral – autoridades, entidades, conselhos municipais, organizações da sociedade civil, comerciários e empresários – deve enviar as indicações pelo e-mail aepir@araraquara.sp.gov.br. A ficha de inscrição encontra-se disponível no link bit.ly/premioandrebraz.

A indicação deve conter nome completo, foto do indicado, contato (telefone, WhatsApp) e um breve currículo que justifique o motivo da homenagem. No caso do homenageado ser falecido, é preciso colocar o contato do familiar que poderá representá-lo.

A definição dos homenageados será feita mediante a escolha, pela maioria dos integrantes do Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo (COMCEDIR), bem como pelo mapeamento étnico social realizado pela Coordenadoria Executiva de Políticas Étnico-Raciais. Serão avaliados o compromisso racial, social e a interatividade comunitária dos indicados. Em caso de empate, o critério decisório será o geracional.

No dia 5 de abril, no site da Prefeitura Municipal de Araraquara e no Centro de Referência Afro, será divulgada a lista dos homenageados selecionados para receberem o Prêmio André Braz. A cerimônia de entrega da Premiação será no dia 4 de maio, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade.

Vale lembrar que, no ano passado, as personalidades que receberam o prêmio foram Ricardo Leão Bonifácio, Edson Luiz de Barros (Aragão), Idemar Jordão (Jordão Chaveiro), Alberto Andreone de Souza, José Carlos Servino (Sabaúna), João Botelho Filho (Parafina), Caius Julius Cesar Domingos (Júlio César), Martinho Januário Santana, Fernando Aparecido de Souza e Daniel Amadeu Martins Filho (Costa).

Sobre o homenageado

André Luis Braz foi músico, mestre de bateria, e compartilhou sua experiência com as escolas de samba de Araraquara por mais de 20 anos. Foi fundador e idealizador da Associação dos Amigos Afrodescendentes de Araraquara e Região (ACAAAR), sempre com o objetivo de fortalecer os laços da comunidade negra, bem como valorizar a cultura afro.

Empenhou-se para que fossem incluídas no calendário oficial de eventos do município de Araraquara as festividades que envolvem a Comunidade do Samba ao Brilho da Luz de Vela, a Quarta Nobre, o Encontro Afrodescendente, em homenagem a “Zumbi dos Palmares”, a Copa Zumbi dos Palmares e a disputa da Meia Maratona (21 km), a serem realizados na Semana da Consciência Negra, no mês de novembro de cada ano.

Não conseguiu ver todos os seus projetos realizados – vários estão em andamento – faleceu precocemente em 8 de março de 2015. Através de seus esforços dentro da comunidade e na sociedade araraquarense, desenvolvia um trabalho que foi referência para todos e deixou uma lacuna na luta pela igualdade racial.

Redação

Sair da versão mobile