Em participação no “Canal Direto com a Prefeitura” desta segunda-feira (12), a presidente da Fundesport (Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara), Roseli Gustavo, parabenizou atletas, comissões técnicas e funcionários de apoio pela boa colocação na 64ª edição dos Jogos Abertos do Interior da 5ª Região Esportiva, concluída no domingo (11).
“Fizemos uma grande apresentação. Mais de 300 atletas se classificaram para os Jogos Abertos do Interior. Mais de 30 modalidades classificadas. A gente está muito feliz com o resultado”, afirmou Roseli no programa, que é transmitido ao vivo pelo Facebook da Prefeitura de segunda a quinta-feira, às 12h30.
Araraquara disputa com Franca o título dos Jogos Regionais. A Secretaria de Esportes e Lazer e a Fundesport aguardam comunicado oficial da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo com a classificação final — a expectativa é de que o título será confirmado.
Segundo Roseli, a última classificação divulgada colocava Araraquara em primeiro lugar. Depois disso, o município também conquistou o 1º lugar no taekwondo masculino e feminino e no handebol masculino. “Essa pontuação não estava computada. Estamos aguardando a Secretaria de Esportes do Estado mandar para nós, oficialmente, a pontuação de Araraquara e confirmar se realmente fomos campeões. Pelos pontos que temos computados, acreditamos que sim”, revelou.
A presidente da Fundesport explicou que os Jogos Regionais deste ano foram bem diferentes do habitual, já que, por causa da pandemia, 11 municípios receberam as disputas, incluindo Araraquara. Costumeiramente, uma sede concentra as competições e abriga todos os atletas. Mas Araraquara superou os desafios e trouxe os resultados esperados.
“Trabalhamos todos juntos para que o esporte de rendimento alcance excelência. Nossa próxima meta está bem próxima: os Jogos Abertos do Interior, que serão em São Sebastião, de 3 a 15 de outubro. Serão 350 atletas e comissões técnicas, mais o pessoal do apoio. Todo mundo treina muito, sua muito a camisa para representar nosso município. Estamos dando oportunidades de nossos atletas se prepararem muito bem nos campeonatos estaduais e brasileiros para que tenham ótimo desempenho quando chegam nas competições regionais”, complementou.
Escolinhas de Esportes
Respondendo a uma dúvida de um internauta, Roseli falou sobre o funcionamento das Escolinhas de Esportes, projeto social e esportivo que possui mais de 5 mil crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos participando.
Pais e responsáveis podem procurar a Secretaria de Esportes e Lazer e a Fundesport, que ficam no Gigantão, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h30 e das 14h às 16h, para mais informações sobre modalidades desenvolvidas e locais. Os telefones para contato são o 3303-2711 e o 3303-2702.
“Temos um gerente e mais três gestores disponíveis para passar para a população qual a modalidade e o local mais próximo da residência para que as crianças tenham a oportunidade de fazer esporte e, um dia, integrar nossas equipes de alto rendimento”, explicou.
Roseli lembra que os atletas de competição são ‘espelho’ para as crianças e os adolescentes. “Eles vão aos jogos, acompanham e se inspiram. É importante ter o projeto social, mas também ter o alto rendimento que serve de espelho para essas crianças”, analisou.
“Acredito muito no esporte como um meio de educação. Essas crianças que praticarem esporte vão ter uma nova perspectiva e uma visão melhor da vida. Você leva para toda a sua vida a questão de trabalhar em conjunto, de respeitar o limite do próximo. O esporte é vida”, concluiu Roseli Gustavo, que integrou a seleção brasileira de basquete feminino e foi medalha de prata na Olimpíada de 1996, em Atlanta (EUA), campeã do Mundial em 1994, na Austrália, e campeã do Pan-Americano em 1991, em Havana (Cuba).