Início Araraquara Professora do IQ Unesp Araraquara toma posse na Academia Mundial de Ciências...

Professora do IQ Unesp Araraquara toma posse na Academia Mundial de Ciências (TWAS)

Maria Valnice Boldrin foi diplomada durante conferência no Rio de Janeiro

A professora Maria Valnice Boldrin Zanoni, docente do Instituto de Química da Unesp, câmpus de Araraquara, e atual pró-reitora de Pós-Graduação da universidade, foi diplomada como nova integrante da Academia Mundial de Ciências (The World Academy of Sciences – TWAS), na Seção de Ciências Químicas, durante a 17ª Conferência Geral da TWAS, realizada entre 29 de setembro e 2 de outubro de 2025, no Rio de Janeiro. A eleição dos novos membros havia ocorrido no final de 2024, e o diploma foi entregue em cerimônia solene no hotel Windsor Barra, durante o evento.

Academia Mundial de Ciências (TWAS), vinculada à Unesco, tem como missão promover o avanço científico nos países em desenvolvimento, incentivando a cooperação internacional e a formação de novas gerações de cientistas. Com as novas nomeações, a TWAS alcança 1.444 membros distribuídos por diversas áreas do conhecimento.

Entre os onze cientistas brasileiros eleitos para a TWAS, além da Profa. Maria Valnice pela Unesp, foram empossados os pesquisadores Antônio José Roque da Silva (CNPEM), Celia Regina Carlini (UFRGS), Francisco de Assis Tenório de Carvalho (UFPE), Marcelo Knobel (Unicamp), Maria Aparecida Soares Ruas (in memoriam), Milena Botelho Pereira Soares (Fiocruz-BA), Odir Antônio Dellagostin (UFPel), Paulo Saldiva (USP), Ricardo Ivan Ferreira Trindade (USP) e Suzana Pereira Nunes (KAUST).

O reconhecimento internacional à professora Valnice Boldrin destaca sua trajetória científica de excelência e sua liderança em pesquisas voltadas à eletroquímica ambiental e à detecção e tratamento de micropoluentes e contaminantes emergentes. Recentemente, esteve como coordenadora do Instituto Nacional de Tecnologias Alternativas para Detecção, Avaliação Toxicológica e Remoção de Contaminantes Emergentes e Radioativos (INCT-Datrem), onde articulou o trabalho de cerca de 40 grupos de pesquisa em todo o país, consolidando a atuação brasileira em temas estratégicos de sustentabilidade e inovação tecnológica.

Natural de Tupi Paulista (SP), a pesquisadora é professora titular da Unesp, lotada no departamento de Química Analítica, Físico-Química e Inorgânica (DAFQI) do Instituto de Química, Câmpus de Araraquara da Unesp, e possui mestrado e doutorado em Ciências Químicas pela USP, além de pós-doutorados nas universidades de Loughborough (Reino Unido) e Wisconsin-Madison (EUA), e estágio como pesquisadora visitante em Oxford. Membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp), Valnice Boldrin soma 321 artigos publicados, cinco livros e 14 capítulos, além da formação de mais de 75 mestres, doutores e pós-doutores.

Sua produção científica já foi reconhecida com distinções como a Medalha Simão Mathias, concedida pela Sociedade Brasileira de Química, e o Prêmio Elsevier/Capes, que a destacou entre as pesquisadoras brasileiras de maior impacto internacional. E ao participar de um evento dessa magnitude, a professora Maria Valnice Boldrin Zanoni reforça também a presença e o protagonismo da Unesp na comunidade científica global e reafirma o compromisso da universidade com a ciência aberta, ética e voltada ao bemcomum.

Sair da versão mobile