Início Araraquara Programa “Consultório na Rua” vai acabar?

Programa “Consultório na Rua” vai acabar?

Depois de denúncia, Prefeitura declara que o Programa não será extinto e reafirma o compromisso em garantir assistência integral à população em situação de rua

Por José Augusto Chrispim

Lançado pela Prefeitura de Araraquara em 26 de abril de 2024, o programa “Consultório na Rua”, estratégia instituída pela Política Nacional de Atenção Básica, visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, ofertando, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para esse grupo populacional, que se encontra em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados.

A reportagem de O Imparcial recebeu uma denúncia dando conta que o programa estaria sendo descontinuado pela nova administração municipal que também estaria deixando de realizar as intervenções nas casas de recuperação como a São Pio e a Sacrário do Amor, que acolhem entre seus internos, moradores em situação de rua.

A denúncia, que partiu de servidores públicos do setor da saúde, questiona o fato da Estratégia do “Consultório na Rua” ser uma deliberação de Conferência Municipal de Saúde, e, portanto, não pode simplesmente deixar de ser oferecida. “A Casa de Acolhida ligando para apoio, São Pio, internações realizadas e a ordem é parar intervenções. Oitis, onde atendiam demandas espontâneas e emergenciais, mandaram parar também. O Sacrário está com pessoas tuberculosas, será interrompido o tratamento”, ressalta a denúncia.

O que diz a Prefeitura:

A Prefeitura esclarece que o Programa Consultório de Rua não será extinto e reafirma o compromisso em garantir assistência integral à população em situação de rua. 

Atualmente, o programa encontra-se temporariamente interrompido devido às seguintes razões: 

1. Férias programadas da Dra. Gisele, responsável pelo atendimento: A médica que atua no Consultório de Rua encontra-se de recesso, conforme previamente agendado. 

2. Aumento da demanda nas Unidades de Saúde da Família (USFs): Para atender melhor a população, 10 novos médicos foram contratados recentemente, fortalecendo o sistema de saúde municipal. 

3. Ambulância temporariamente fora de operação: O veículo utilizado pelo programa sofreu uma falha mecânica, e aguardamos a chegada da peça necessária para o conserto. Assim que o reparo for concluído, o atendimento será retomado de forma integral. 

4. Aquisição de uma nova ambulância adaptada: Uma nova ambulância, desenvolvida especificamente para atender ao Consultório de Rua, está em fase de aquisição com recursos do Ministério da Saúde e será incorporada ao serviço em breve. 

Além disso, na próxima quinta-feira, será realizada uma reunião (com a participação da Dra. Gisele, mesmo de forma online) para discutir melhorias e ajustes no funcionamento do Consultório de Rua, garantindo sua continuidade e a qualidade no atendimento. 

Reafirmamos que o Consultório de Rua é uma prioridade da gestão municipal, e estamos empenhados em restabelecer o serviço o mais rápido possível. Agradecemos pela compreensão e confiança de todos.

Foto: arquivo/Divulgação

Redação

Sair da versão mobile