Início Araraquara Programa Novos Caminhos realiza reunião mensal com participação de técnicos de Franca

Programa Novos Caminhos realiza reunião mensal com participação de técnicos de Franca

Foram abordadas questões relacionadas à política municipal da população em situação de rua e realizadas visitas técnicas

O Comitê Novos Caminhos, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou sua reunião mensal regular nesta última terça-feira (22), no Plenarinho da Câmara Municipal de Araraquara. Além de abordar questões relacionadas à política municipal da população em situação de rua, recebeu visita técnica das equipes do Centro-Pop, Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) e uma equipe do Consultório na Rua, do município de Franca (SP).

Os técnicos de Franca vieram conhecer o funcionamento, a dinâmica e as discussões realizadas no Comitê, além de conhecer a cartilha “Mitos e Verdades”, elaborada pelos membros do Comitê Novos Caminhos, com conteúdo aborda a realidade das pessoas em situação de rua.

A mediação do encontro deste mês ficou sob a responsabilidade do assistente técnico José Guilherme Cagnin, que também acompanhou os funcionários de Franca nas visitas técnicas.

Marcelo Mazeta Lucas, coordenador de Proteção Social da Prefeitura, e Caetano Emanoel Mascia Beretta Gonçalves, gerente de Proteção Social Especial, expuseram brevemente sobre como está organizado o atendimento à população em situação de rua no município.

Além disso, foram feitas visitas técnicas nas unidades do município – Centro-Pop e Casa de Acolhida “Assad Kan” – com objetivo de conhecer a organização dos serviços e discutir problemáticas comuns com nossas equipes. O grupo também teve a oportunidade de conhecer as Organizações da Sociedade Civil que acolhem pessoas em situação de rua – Sacrário do Amor e Associação São Pio.

O Programa Novos Caminhos

O Programa Novos Caminhos, lançado na gestão do prefeito Edinho, busca potencializar os serviços da rede socioassistencial para promover a inserção das pessoas em situação de rua na rede de atendimento do município, garantindo acesso aos direitos inerentes a todos os cidadãos.

Esse trabalho é feito de forma intersetorial e articulada com as políticas públicas municipais, órgãos do sistema de garantia de direitos, iniciativa privada e sociedade civil. Para isso, conta com o respaldo de um comitê intersetorial, nomeado pelo prefeito Edinho, para debate e encaminhamento de estratégias do programa.

O programa se propõe a fortalecer ações no sentido do resgate de vínculos familiares, afetivos e comunitários, e contribuir para a construção de novos projetos de vida, respeitando as escolhas dos usuários e as especificidades do atendimento.

A ação prevê ainda a capacitação permanente de gestores e trabalhadores da Prefeitura, o fortalecimento das ações de atenção à saúde mental, a inserção em programas habitacionais e a qualificação profissional da população em situação de rua, entre outras medidas.

Redação

Sair da versão mobile