A partir desta quarta-feira (08), Araraquara vai respirar arte com o início da 22ª edição do Território da Arte, uma das mais relevantes mostras de artes visuais do interior paulista. Realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Fundart, a edição deste ano — que traz como tema “Onde habita o pensamento?” — não apenas exibe obras de mais de 50 artistas, como também convida o público a participar ativamente por meio de oficinas, visitas mediadas e ações educativas, todas com entrada gratuita.
A programação formativa e reflexiva é um dos pilares do evento e contempla públicos diversos, desde estudantes até interessados em práticas artísticas mais aprofundadas. As inscrições para as atividades já estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail 22territoriodaarte@gmail.com, com exceção das visitas mediadas oferecidas pelo Senac, que exigem inscrição via site.
Sexta-feira (09), logo no segundo dia da mostra, será realizada a oficina “Cartografia dos Sentidos”, conduzida pela artista Lilian Amaral. Com ponto de encontro no Palacete das Rosas, a atividade propõe um percurso sensível pelos espaços do Museu Ferroviário e do antigo Matadouro Municipal, ampliando a percepção do território por meio de experiências artísticas e sensoriais.
Já no dia 13 de maio tem início o projeto “Educativo Território da Arte”, com atividades voltadas especialmente ao público escolar. Realizadas no Teatro Municipal Prefeito Clodoaldo Medina, as ações têm como foco o contato direto com a arte contemporânea e seus múltiplos processos de criação, sendo necessário agendamento prévio por e-mail.
Na sexta-feira, 16 de maio, a arte urbana toma conta do CEU das Artes com a oficina “Herança de Rua”, voltada à prática do grafite. Os artistas Murilo Bonet, José Nego e Danilo Lima conduzem os participantes com a atividade que destaca a linguagem do grafite como expressão legítima das ruas.
Já no dia 22 de maio, o artista visual Christophe Spoto ministra a oficina “Fabricação de Tintas com Materiais Naturais e Históricos”, no Museu Ferroviário Aureliano de Araújo. A atividade busca resgatar práticas ancestrais de produção de pigmentos a partir de elementos naturais, oferecendo uma experiência criativa e sustentável no fazer artístico.
Fechando o mês, nos dias 28 e 29, será realizada a oficina “Fazer é Pensar”, no Sesc Araraquara, conduzida por Cezar de Almeida e Roger Bassetto. Voltada à colagem e a processos criativos, a proposta se desdobra em duas turmas por dia — uma no período da tarde, das 14h às 16h, e outra à noite, das 19h às 21h — para atender diferentes perfis de público.
Paralelamente às oficinas, o público poderá participar da atividade “Entrelinhas de Judith”, que promove visitas mediadas às obras da artista modernista Judith Lauand, pertencentes ao acervo do Senac Araraquara. As visitas ocorrem nos dias 15, 22 e 29 de maio, além de 5 de junho, sempre às quintas-feiras, das 16h às 17h. A mediação será realizada por Thomas Duque, Eder dos Santos e alunos do curso Técnico em Design Gráfico. As inscrições devem ser feitas por meio do site eventos.sp.senac.br.
Vale destacar que Araraquara realiza nesta quinta-feira (08) a abertura do 22º Território da Arte, com cerimônia às 19h no Teatro Municipal Prefeito Clodoaldo Medina – o evento também homenageia o Dia do Artista Plástico e apresenta uma noite de múltiplas expressões artísticas, reunindo exposição, música e teatro. Os apoiadores culturais do evento são: Sesc Araraquara, Senac Araraquara, Hotel Municipal, Velho Armazém e Restaurante do Cidinho.
Com todas as atividades gratuitas e voltadas à formação artística e ao diálogo com o público, o 22º Território da Arte reforça seu compromisso com a democratização do acesso à arte e à cultura. A programação completa pode ser acompanhada pelas redes sociais da Prefeitura de Araraquara e no Instagram oficial do evento: @territoriodaarteararaquara.
Programação:
- 08/05 – Quinta-feira
-19h: Abertura oficial da exposição do “Território da Arte de Araraquara”
Local: Teatro Municipal Prefeito Clodoaldo Medina (Avenida Bento de Abreu, nº 541)
- Exposição Sala Professor Lafayette Carvalho de Toledo e obras de artistas alunos da Escola de Belas Artes de Araraquara do Acervo Pinacoteca
Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade (Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro)
- 09/05 – Sexta-feira
- 14h às 17h30: Oficina “Cartografia dos sentidos” com Lilian Amaral (40 vagas)
Inscrições pelo e-mail: 22territoriodaarte@gmail.com
Local de saída: Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva – percurso: Museu Ferroviário e Matadouro Municipal (Rua São Bento, 794 – Centro)
- 13/05 – Terça-feira
- Início do Educativo Território da Arte
Agendamentos pelo e-mail: 22territoriodaarte@gmail.com
Local: Teatro Municipal Prefeito Clodoaldo Medina (Avenida Bento de Abreu, nº 541)
- 16/05 – Sexta-feira
- 09h às 17h30: Oficina Grafite – “Herança de rua” com Murilo Bonet, José Nego e Danilo Lima
Inscrições pelo e-mail: 22territoriodaarte@gmail.com
Local: CEU das Artes Vereadora Deodata do Amaral (Rua Cabo P. M. Benedito Vieira de Góes, 340)
- 22/05 – Quinta-feira
- 14h às 17h: Oficina “Fabricação de tintas com materiais naturais e históricos” com Christophe Spoto (30 vagas)
Inscrições pelo e-mail: 22territoriodaarte@gmail.com
Local: Museu Ferroviário Aureliano de Araújo (Rua Antônio Prado, 270 – Centro)
- 28 e 29/05 – Quarta e quinta-feira
- 14h às 16h / 19h às 21h: Oficina Colagem e processos criativos “Fazer é pensar” com Cezar de Almeida e Roger Bassetto (2 turmas com 15 vagas cada)
Horários: Turma 1 – 14h às 16h / Turma 2 – 19h às 21h
Local: Sesc Araraquara (Rua Castro Alves, 1315 – Quitandinha)
- Dias 15, 22, 29/5 e 05/6 – Quintas-feiras
- 16h às 17h: Atividade: “Entrelinhas de Judith” – Visitas mediadas às obras de Judith Lauand que compõem o acervo de Senac Araraquara (vagas limitadas)
Mediação: Thomas Duque, Eder dos Santos e turma Técnico em Design Gráfico
Inscrições: eventos.sp.senac.br
Local: Senac Araraquara (Rua João Gurgel, 1935 – Carmo)
Programação gratuita