Início Araraquara Projeto Ateliê Público II Edição realiza oficinas culturais gratuitas em praças de Araraquara

Projeto Ateliê Público II Edição realiza oficinas culturais gratuitas em praças de Araraquara

Diferentes atividades acontecerão na cidade a partir do dia 8 de outubro com o objetivo de fomentar expressões artísticas

Promover a arte como forma de expressão, impulsionar e valorizar a produção cultural por meio de vivências práticas e possibilitar que diferentes públicos tenham contato com manifestações artísticas distintas é o objetivo do projeto Ateliê Público 2ª. Edição, que acontecerá em diversas praças de Araraquara, a partir do dia 08 de outubro. A iniciativa é patrocinada pela Lupo, por meio do ProAC – ICMS, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia, apoiada pela Prefeitura Municipal de Araraquara via Secretaria Municipal da Cultura e Fundart e, realizada pela produtora cultural Júlia Berwerth.

Oito artistas desenvolverão oficinas gratuitas de contação de histórias, desenho de rua, escultura sonora, monotipia, colagem/urbanização, literatura/quadrinhos em diálogo, poesia e fotografia junto às comunidades, desvendando as artes e suas possibilidades.

A proposta consiste em impulsionar e valorizar a cultura e o talento dos artistas da cidade. “Esperamos proporcionar conhecimento aos moradores dessas localidades, troca de experiências, interação e, especialmente, descentralizar a cultura de tal modo que todos tenham acesso a ela”, comenta Júlia. 

Nerita Vieira Pio, responsável pela oficina de contação de histórias, explica que as narrativas estão presentes no dia a dia e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. “Relaciona-se com o cuidado afetivo, construção de identidade, desenvolvimento da imaginação e capacidade de ouvir e se expressar”, pontua e acrescenta que o contato com os livros auxilia também o desenvolvimento intelectual.

A oficina de desenho de rua propõe exercitar a arte por meio das cenas urbanas. “A atividade será desenvolver a observação urbana transcrevendo para o papel toda a informação coletada”, explica Joel Venceslau de Oliveira Junior, responsável pela atividade.

No total serão 15 vagas por oficina e para participar basta ir até o local da oficina, no dia da realização e se inscrever. As atividades acontecerão das 9h às 11h e das 14h às 16h.

Confira abaixo as datas e os locais onde o projeto Ateliê Público acontecerá:

8/10 – CEU das Artes (Rua Cabo Polícia Militar Benedito Vieira Góes, 340 – Jardim São Rafael II)

12/11 – Praça do CECAP (Av. Domingos Ferrari Junior, 265-301)

19/11 – Museu Ferroviário (Rua Antônio Prado, 611)

10/12 – Praça Álvaro Taniguchi (Jardim Santa Clara)

15/01 – Choro das Águas

Redação

Sair da versão mobile