Início Araraquara Projeto “+Leitura, +Leitor” promove interação com escritores araraquarenses 

Projeto “+Leitura, +Leitor” promove interação com escritores araraquarenses 

O "Educa+ Araraquara" foi lançado em 21 de dezembro de 2021

A Secretaria Municipal da Educação, por meio do projeto “+Leitura, +Leitor”, que compõe o programa municipal “Educa+ Araraquara”, tem promovido Rodas de Conversas com escritores araraquarenses e alunos da rede municipal de ensino. Os Centros de Educação e Recreação (CERs) Jacomina Filippe Sambiase, Maria Enaura Malavolta Magalhães, Cyro Guedes Ramos, Zilda Martins Pierri, Maria da Glória Fonseca Simões, Ricardo Caramuru de Castro Monteiro, Maria José Pahin da Porciúncula e Eloá do Valle Quadros têm recebido nomes como Cíntia Santos, Márcia Jóe, Elizânia Azanha, Eila Andrioli, Rodrigo Vulcano e Lucas Tannuri, escritoras e escritores que têm se debruçado sobre a literatura infantil, produzindo obras significativas que tratam e traduzem temas relevantes, tais como as relações étnico-raciais, as competências socioemocionais e nossa relação com a linguagem em tempos de imersão em tecnologias digitais.

A secretária municipal da Educação, Clélia Mara dos Santos, explica que a iniciativa busca familiarizar as crianças com os livros e a leitura. “O objetivo é fomentar o contato permanente dos bebês e crianças com a literatura, essa forma artística e expressiva que transcende o tempo e o espaço, cujo impacto sobre o ato de ler é profundo e duradouro, além da familiarização com esses bens culturais que são os livros, através dos textos e das ilustrações, subsídios para o desenvolvimento pleno da oralidade dos pequenos e os prepara para compreender esses usos sociais da escrita”, destaca. 

Clélia explica que, além do trabalho diário desenvolvido particularmente em cada turma, com cada criança, às quartas-feiras, os Centros de Educação e Recreação realizam a parada “+Leitura, +Leitor” para compartilhar em um momento coletivo de leitura. “Queremos proporcionar a elas experiências potentes sobre a leitura, compartilhando impressões sobre a beleza e/ou o impacto das histórias e imagens, manifestando sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que irão ler e ouvir”.

Ainda segundo ela, se espera que a Educação Infantil ofereça às crianças uma ampliação das suas referências culturais, de tal maneira que sejam capazes de dar continuidade com a leitura da palavra e de outras linguagens.

“Na Educação Infantil, são muitas as descobertas de um leitor iniciante que está em processo de entender que práticas tão distintas são chamadas de leitura. É pela leitura de ouvido, a partir da performance do outro que empresta sua voz ao texto, que possibilita aos bebês, às crianças bem pequenas e às crianças pequenas entrarem no texto escrito”.    

Janaína Patrícia Gonçalves, diretora do CER Profª Maria da Glória Fonseca Simões, avalia que os encontros com os escritores têm sido bem produtivos e explica que eles fazem parte da preparação para o Desfile Cívico de 22 de Agosto, que neste ano traz como tema “Araraquara em verso, prosa e poesia – Cidade Educadora, Cidade Leitora”.

“Recebemos a visita da escritora Cíntia Santos e foi uma troca muito enriquecedora. Nossas crianças fizeram uma entrevista com a escritora, bolaram as perguntas, se levantaram, foram ao microfone, fizeram para elas as questões, ela foi respondendo. Foi uma linda interação”, descreve a diretora.

A escritora araraquarense Cíntia Santos salienta que o projeto “Mais Leitura, Mais Leitor” possibilita uma troca riquíssima entre a comunidade escolar e os escritores, autores, que residem na cidade.

“É um estreitar de laços entre a palavra dita, a palavra escrita, entre as múltiplas literaturas e uma troca de vivências e experiências muito rica, porque as crianças, as comunidades escolares, nos nutrem também de possibilidades de escrever novas narrativas. Então é um projeto essencial para o caminhar tanto da comunidade escolar, quanto dos escritores”, analisa.

O também escritor araraquarense Rodrigo Vulcano acredita que a troca ajuda a despertar o interesse na leitura. “Durante essas conversas, há uma proposta; a gente cria um pequeno texto todos juntos, comunitário, com a participação das crianças, elas dão sugestões. Então, além do bate-papo, de se falar sobre literatura, mostramos que ler é uma coisa super legal, tiramos um pouco dessa coisa que acabou ficando enraizada de que literatura é uma coisa burocrática, ou uma coisa chata e a literatura infantil tem todo esse encanto, essa coisa das ilustrações, das histórias fantásticas”.

Segundo ele, tanto os alunos quanto o escritor ganham com essa troca de experiências. “Em todos os CER´s que eu fui, em todas as escolas, eu fui com um pensamento e voltei com o pensamento modificado. Espero que eu tenha levado alguma coisa que acrescente na vida deles também. A literatura, principalmente a infantil, é capaz de ajuda-los a ter mais concentração e criar o universo próprio, dentro da cabeça deles, nos momentos silenciosos, que são os momentos da leitura”, conclui. 

“Educa+ Araraquara”  

O “Educa+ Araraquara” foi lançado em 21 de dezembro de 2021. É uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação, voltada à rede de ensino municipal, englobando a educação infantil, o ensino fundamental e a EJA (Educação de Jovens e Adultos). O programa se constitui em um conjunto de ações empenhadas em melhorar a qualidade da aprendizagem e superação das dificuldades educacionais agravadas ou geradas pela pandemia.

Entre suas ações de destaque estã: aulas aos sábados para garantir as aprendizagens essenciais em língua portuguesa e matemática aos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental; contratação de professores para centrar ainda mais o foco na alfabetização, incluindo a alfabetização de adultos; aulas de reforço e recuperação das aprendizagens nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática em turnos estendidos, incluindo EJA; ações para ampliar o letramento literário e propiciar a formação de leitores; mais estudo e pesquisa em casa; mais proximidade entre a escola e a família; formação continuada para os professores e educadores da educação infantil, ensino fundamental regular e EJA; incentivo às práticas de leitura, contação de histórias e do cantar para todas as etapas da educação infantil; novos computadores para as escolas municipais, e laptops para os professores aprimorarem suas aulas.

Entre os novos equipamentos adquiridos estão 1.400 computadores instalados em cada uma das unidades escolares, secretarias, laboratórios e unidades do Portal do Saber; 1.419 notebooks para os professores e equipes diretivas; 832 tablets para as Emefs; locação de 3.200 tablets para o programa de reforço e aceleração da aprendizagem destinados aos estudantes dos anos finais do ensino fundamental; e 329 Smart TVs para todas as salas de aula das Emefs, Neja, Centros de Educação e CAEE.

Redação

Sair da versão mobile