No atual momento da sociedade, em que os aparelhos eletrônicos entram na vida das crianças, desde os primeiros meses de vida, as equipes da rede municipal de Educação Infantil de Araraquara partem da premissa de que é necessário o contato constante dos alunos com os livros e com a leitura, o que é fundamental para o desenvolvimento da linguagem como base para o processo de alfabetização. Foi assim que nasceu o projeto que já está em andamento nos 48 Centros de Educação e Recreação do município. Nomeado “Leitura e contação de histórias: descobertas e encantamento”, o projeto envolve uma série de ações unificadas para todos os alunos, de zero a cinco anos de idade.
As práticas de leitura, contação de história e musicalização na Educação Infantil, desde o berçário, aprimoram as habilidades cognitivas e linguísticas, estimulam a imaginação e a criatividade e contribuem com o processo de desenvolvimento afetivo e social do indivíduo. Outros benefícios da iniciativa incluem a ampliação do vocabulário das crianças, o favorecimento da interação com o livro de maneira prazerosa e a participação em conversas sobre a leitura, nas quais os alunos expressam suas impressões, sentimentos, ideias e opiniões.
As atividades do projeto foram concebidas para consolidar a presença dos livros de forma permanente na vida escolar, começando pelo espaço de leitura. O ambiente confortável ajuda o aluno a se concentrar para entender o sentido dos textos e imagens. A socialização entre as turmas acontece quando as crianças de faixas etárias maiores contam as histórias para as menores; já a integração com a equipe escolar se dá por meio de dramatizações, expressões corporais, sarau literário e música, além do uso de recursos como fantoches, cenários, trabalhos manuais, objetos, desenhos, jogos e brincadeiras. Para completar, a leitura além dos muros da escola é encorajada – as crianças levam um livro para casa, aos finais de semana, para lerem em família.
Além do trabalho diário desenvolvido em todas as turmas, semanalmente acontece uma atividade coletiva em cada unidade de ensino. As crianças realizam uma apresentação, compartilhando suas experiências após ler ou ouvir a história do livro escolhido.
Para a professora da 5ª etapa, Eliana Gilliotti dos Santos Redondo, o tipo de aprendizado proposto pelo projeto abrange “não apenas o letramento, como também a exploração dos sentidos, ao ouvir a leitura e as músicas, tocar nos livros e outros objetos”. Ela explica que explorar os recursos visuais são uma estratégia produtiva para prender a atenção dos pequenos. “Livros ilustrados, fantoches e objetos visuais ajudam a capturar a atenção das crianças e tornar a experiência mais envolvente. A música e efeitos sonoros podem intensificar o envolvimento e criar uma atmosfera única”. Ela cita o ambiente acolhedor e as atividades lúdicas e interativas como auxiliares no processo de transformar a leitura em algo prazeroso, incentivando os alunos a cultivarem o hábito de ler por conta própria. “Quando a leitura é associada a momentos de diversão e descoberta, as crianças tendem a vê-la como uma parte natural e agradável de suas vidas”, afirma Eliana.
A professora Luíza Valéria do Amaral, do Berçário 2, comenta a importância do projeto no aspecto socioemocional das crianças pequenas. “Externamos sentimentos, nos aproximamos das crianças, estreitamos nossos vínculos, estimulamos todos os sentidos”. Ela ressalta que os recursos utilizados são ricos em cores, ilustrações e personagens detalhados, o que mantém o interesse nas atividades. “O grande estímulo que nossa equipe faz com as crianças é ir acompanhando, mostrando, tocando”, completa Luíza.
Maria Angélica Brizolari Pongeluppe, chefe da divisão de Educação Infantil, concorda. “Por meio do mundo mágico das histórias lidas, contadas e cantadas, estamos oportunizando às crianças a convivência, as brincadeiras, a participação, a exploração, a expressão e o autoconhecimento”. Com foco na aprendizagem dos alunos, ela destaca o caráter educativo dessas práticas pedagógicas. “É com essa intencionalidade que o projeto vem sendo cuidadosamente planejado e desenvolvido por nossas equipes, da creche à pré-escola, conforme podemos acompanhar com toda admiração e verdadeiro encantamento”, conclui.