A deputada estadual Márcia Lia apresentou dois projetos de lei que inserem a Semana Luís Antonio Martinez Correa (SLMC) e o Festival Araraquara Rock, dois dos maiores eventos culturais da cidade de Araraquara, no Calendário Turístico do Estado de São Paulo. As propostas foram elaboradas por sugestão da vereadora Fabi Virgílio, apoiadora das políticas culturais do município, e já tramitam na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
“São dois dos maiores eventos do calendário turístico de Araraquara, que reverberam a produção cultural do Estado de São Paulo e do Brasil. Integrar o calendário estadual é uma forma de reconhecimento da importância tanto da Semana Luís Antonio quanto do Araraquara Rock, e também um modo de incentivo e incremento do turismo cultural na nossa cidade”, avalia a deputada Márcia Lia.
A Semana Luís Antonio é um dos grandes festivais de teatro do Estado de São Paulo. É realizado há 34 anos e, embora seja organizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Araraquara e Fundart já há mais de 20 anos, nasceu da iniciativa dos movimentos culturais locais pelo reconhecimento da classe artística, pelo fortalecimento das artes cênicas na cidade e pela valorização da obra do teatrólogo araraquarense Luís Antonio Martinez Correa.
O projeto de lei 599/2022 propõe a inserção do festival teatral no Calendário Turístico do Estado de São Paulo, na última semana de junho, mês de realização do festival e mês de aniversário do homenageado. Além da vereadora Fabi Virgílio, assinam o pedido da propositura o coletivo cultural formado por Denis Garcez, Tania Capel, Raquel Nascimento, Rodrigo Vulcano, Teresa Telarolli, Cassiano Ramos, Fabiana Maciel e Nerita Pio.
Ator, cenógrafo, tradutor e diretor de teatro, Luís Antonio é um dos grandes nomes do teatro brasileiro, cuja trajetória foi interrompida de forma precoce e violenta – o araraquarense foi assassinado no Rio de Janeiro, em dezembro de 1987, aos 37 anos, no auge da carreira. Deixou como legado grandes trabalhos como as montagens de “O Casamento do Pequeno Burguês”, de Bertolt Brecht, “Titus Andronicus”, de William Shakespeare, “A Ópera do Malandro”, de Chico Buarque. “O Percevejo”, de Vladímir Maiakóvski, e “Theatro Musical Brazileiro”.
“O Festival mantém viva a memória de Luís Antonio, ressalta sua importância para a arte brasileira e ainda estimula a formação de público, fortalece a formação de jovens artistas e cria espaço de difusão dos grandes espetáculos nacionais”, justifica a vereadora Fabi Virgílio, que sugeriu o PL à deputada Márcia Lia.
É DIA DE ROCK, BEBÊ!
Já o projeto de lei 598/2022 inclui o Festival Araraquara Rock no Calendário Turístico do Estado de São Paulo. O evento musical é realizado anualmente, pela Prefeitura de Araraquara, desde 2003, sempre em julho, o mês do rock.
Incentivador de novas bandas, de trabalhos autorais e da cena independente, o festival é o maior evento de rock gratuito do Brasil e já chegou a receber nove mil espectadores num mesmo dia.
“O Araraquara Rock mobiliza a cena e traz, além do concurso de bandas autorais, bandas de renome nacional e internacional. É inegável o apelo cultural do evento, e precisa ser referenciado no calendário do Estado”, reforça a deputada, lembrando que o pedido de apresentação do PL 598/2022 também partiu da vereadora Fabi Virgílio e do coletivo cultural que a apoia.
“Contamos com o reconhecimento dos demais parlamentares, mas faremos uma articulação forte por estes dois eventos culturais de grande apelo turístico para a nossa cidade”, finaliza Márcia Lia.