Início Araraquara Proposta de Rota Regional de Bike ganha força em reunião do CONCEN

Proposta de Rota Regional de Bike ganha força em reunião do CONCEN

Os representantes de São Carlos propuseram a possibilidade de mapeamento econômico das cidades da região por meio de um projeto de pesquisa universitário de startups

A proposta de criação de uma Rota Regional de Bike ganhou força na primeira reunião da Câmara Técnica de Desenvolvimento Econômico do Consórcio de Municípios da Região Central – CONCEN- realizada em Araraquara nessa quinta-feira (4) com a participação de representantes dessa área dos municípios consorciados.

Na abertura do encontro, o presidente do CONCEN e prefeito de Santa Lúcia, Luiz Antonio Noli, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância da participação ativa dos municípios nas reuniões do Consórcio para o diálogo e a construção de políticas públicas regionais.

O secretário executivo do CONCEN, José Antônio da Silva Júnior, fez uma apresentação das realizações em 2022, falou sobre os avanços na consolidação e expansão do CONCEN e abriu a palavra aos participantes para esclarecimentos acerca das possibilidades proporcionadas pelo Consórcio no desenvolvimento econômico regional.

Os representantes de cada município tiveram a oportunidade de expor o cenário econômico de suas respectivas cidades. Foram apresentadas as dificuldades para a atração de novas empresas e de geração de empregos na região.  Houve relevante troca de experiências entre os participantes, permitindo que os municípios mais consolidados no planejamento econômico contribuíssem com a apresentação de projetos e possibilidades de desdobramentos regionais.

Um projeto de turismo rural de Araraquara em andamento, que demanda a construção de ciclovias, centros de convivência, postos de localização e o uso de uma ferramenta virtual, de aplicativo, para auxiliar na orientação dos trajetos dos ciclistas, despertou grande interesse dos demais municípios participantes que se propuseram a criar, por meio do Consórcio, uma comissão para planejamento de uma Rota Regional de Bike.

Uma experiência local de Américo Brasiliense de realização de uma feira de ofertas para comerciantes e empreendedores com produtos por preços mais acessíveis aos consumidores foi apresentada estendendo o convite para outras cidades participarem da iniciativa visando ampliar o projeto já existente para o âmbito regional.

Os representantes de São Carlos propuseram a possibilidade de mapeamento econômico das cidades da região por meio de um projeto de pesquisa universitário de startups. Ficou decidido que o Consórcio realizará uma reunião para desenvolver essa possibilidade. Outra proposta de São Carlos é para a elaboração de catálogos com informações de cada município consorciado para formalizar a sua apresentação a investidores, com o objetivo de atrair investimentos com maior visibilidade do que cada cidade tem para oferecer, divulgando esses catálogos em eventos de empreendedorismo e exposições comerciais.

A partir de uma sugestão da Prefeitura de Dourado, o Consórcio apresentou o SIM – Serviço de Inspeção Municipal, o qual confere a pequenos produtores de produtos de origem animal a possibilidade de comercializarem formalmente dentro da área geográfica do município. A primeira etapa é a adesão dos municípios ao SIM, de maneira a elaborarem as leis municipais necessárias ao processo, e ficando a cargo do Consórcio construir um SIM único para funcionamento regional aos consorciados.

Participaram do encontro o vice-prefeito de Araraquara e Secretário municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto; Alexandre Kopanakis, coordenador de Desenvolvimento Econômico de Araraquara; Marcos Francisco Fragali Pane, chefe de Gabinete de São Carlos; Marco Antonio Comar, diretor de Administração de Dobrada; Johnny Yakiti, diretor de Desenvolvimento de Américo Brasiliense; Naiara Fernandes da Silva, coordenadora de Desenvolvimento de Santa Lúcia; José Roberto Garcia, diretor do Departamento Jurídico de Ribeirão Bonito; Paulo Torrezan, diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico de São Carlos; Elisabeth de Almeida Furlaneto, diretora de Finanças de Rincão; Keli Cristina Dell Acqua Teruel, gerente de Administração de Araraquara; Wellington Cardoso Monteiro, auditor fiscal de Américo Brasiliense; Philipe Rodrigues, chefe de Empreendedorismo de Américo Brasiliense;  e Vivian Alves Pacheco, gerente da Incubadora de Economia Solidária de Araraquara.

 Foto: CONCEN/Divulgação

Redação

Sair da versão mobile