A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) divulga nesta segunda-feira (26), às 14h, o resultado do Provão Paulista Seriado, iniciativa do Governo de São Paulo que garante acesso direto ao ensino superior a mais de 15 mil estudantes que cursaram o Ensino Médio na rede pública.
Os resultados estarão disponíveis no portal do Provão Paulista, o https://provaopaulistaseriado.vunesp.com.br/.
Pelo segundo ano, a Secretaria da Educação aplicou uma prova que beneficia estudantes no acesso às Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), às Faculdades de Tecnologia de São Paulo (Fatecs) e à Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).
As vagas serão distribuídas da seguinte forma:
- 1.500 para a USP;
- 934 para a Unesp;
- 325 para a Unicamp;
- 2.631 vagas para a Univesp; e
- 10.000 vagas para as Fatecs.
As vagas são divididas proporcionalmente e igualitariamente entre alunos da rede estadual de ensino, Etecs, estudantes de outras redes públicas do país e, ainda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas.
Na divulgação dos resultados, cada participante deve acessar a área do estudante para verificar a sua aprovação no curso escolhido. Os alunos que concluíram a 3ª série nas redes estaduais e municipais de SP devem acessar o portal com nome e RA (registro do aluno). Alunos de outras redes devem fornecer nome e CPF.
Matrículas
Como prevê o edital, a Educação divulgará três chamadas unificadas, ou seja, com a nota e opções determinadas pelos estudantes. A primeira delas acontece junto à divulgação dos resultados, nesta segunda-feira (20).
Cada instituição de ensino superior tem o seu próprio cronograma, além de suas regras para o processo de matrícula.
É preciso que cada estudante atente-se a todas as regras de cada universidade e das Fatecs publicadas na Instrução Normativa para Matrículas de cada instituição.
Todas as vagas anunciadas nesta segunda-feira serão para início no primeiro semestre de 2025. Para todas as vagas da Univesp e parte das vagas das Fatecs, os cursos terão início no segundo semestre deste ano letivo.
As instituições conveniadas no Provão Paulista Seriado também poderão, se houver necessidade, divulgar listas de chamadas posteriores às três organizadas pela Seduc-SP.
Mudança de vida
Louany Marina Pinto da Silva, de 18 anos, está entre os estudantes aprovados na primeira edição do Provão que ingressaram no segundo semestre de 2024 no curso de controle de obras da Fatec Victor Civita, na zona leste de SP. A estudante reconhece na iniciativa do Estado a possibilidade de realizar seus sonhos. “O meu sonho é ter uma vida estável, morar sozinha, ter minhas coisas, conquistar minhas coisas e ser feliz. Com certeza, estar na Fatec agora vai me ajudar muito, porque conhecimento é tudo e eu posso alavancar a minha carreira.” No Ensino Médio, Louany frequentou a Escola Estadual José Chediak, no Parque São Lucas, zona leste de São Paulo.
Ex-aluna da Escola Estadual Professor Baltazar de Godoy Moreira, da cidade de Marília, hoje a Maria Eduarda Bartholomeu de Souza, de 19 anos de idade mora em Bauru e é uma das alunas de medicina da USP aprovadas na primeira edição do Provão Paulista, no ano passado. “Foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Eu nunca imaginei que pudesse ter algum projeto, algum vestibular específico para a Escola Pública que teria mudado tanto a realidade de tanta gente”, considera a aluna.
Hoje, Maria Eduarda está entre os criadores do projeto Ascender, que une universitários aprovados na USP Bauru por meio do Provão Paulista e tem como objetivo atrair mais estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino para a melhor universidade do Brasil e da América Latina.