Início Araraquara Quarta (26): Esquenta FliSol na EMEF do Campo e FCL-Unesp

Quarta (26): Esquenta FliSol na EMEF do Campo e FCL-Unesp

Estudantes do assentamento de Bueno de Andrada participam de atividade pela manhã; à noite, mesa na Unesp aborda “Literatura, Cinema e Ditadura no Brasil Contemporâneo” e conta com intervenção cênica

A programação do Esquenta FliSol – Feira Literária da Morada do Sol nesta quarta-feira, 26 de outubro, tem início pela manhã na EMEF do Campo Eugênio Trovatti, que atende o Assentamento Monte Alegre, de Bueno de Andrade; depois à noite, as atividades serão realizadas no Campus da FCL-Unesp Araraquara.

Rodrigo Vulcano desenvolve atividade com alunos do Assentamento Monte Alegre, em Bueno de Andrada, na EMEF do Campo Eugênio Trovatti, a partir das 9 horas.

À noite, às 19h30, será realizada a mesa: “Literatura, Cinema e Ditadura no Brasil Contemporâneo”, no Anfiteatro A do Campus Unesp Araraquara. Participam: Prof. Dr. Jaime Ginzburg (USP) e Profa. Dra. Maria Zilda Cury (UFMG), com mediação da Profª Dra. Juliana Santini (UNESP). Destaque para a participação do Grupo Catanza de Teatro da FCLAr com intervenção cênica.

A FliSol é um projeto de incentivo à leitura que alinha a literatura a outros segmentos artísticos para fomentar o conhecimento e a valorização do patrimônio cultural imaterial brasileiro. O objetivo deste projeto é a difusão cultural, incentivo à leitura, assim como a defesa e a preservação do patrimônio cultural imaterial, divulgando a rica herança literária do Brasil.

Toda a programação é gratuita. A Flisol é uma realização do Instituto Colibri, em parceria com a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart e conta com os seguintes parceiros: CEAR (Centro de Eventos de Araraquara e Região), SENAC de Araraquara, Faculdade de Ciências e Letras/ Campus Araraquara, Sesc Araraquara e EPTV.

Confira a programação desta quarta-feira (26):

9h:

Local: Assentamento de Bueno de Andrade e Assentamento Monte Alegre-EMEF do Campo “Eugênio Trovatti”

Autor: Rodrigo Vulcano

Mediação: Nerita Pio

Rodrigo Vulcano é proprietário da Vulcano Arte Cia e da Editora Geringonça. Faz parte dos grupos “Dois Palitos (infantil)” e “Passado a limpo”. Natural de Araraquara-SP é formado em Letras – Português/Inglês e cursa Pós-graduação em Arteterapia. Tem os seguintes livros publicados: “A menina com sorriso de orelha a orelha”, “O Monstro Devorador de Palavras”, “Doses Homeopoéticas”, “Embrulha pra viagem” e a “A alma do pensamento”.

Premiado na Jornada Infâncias Plurais do Itaú Cultural com o projeto “Pequenos pensantes” em 2020; Território da Arte XVIII – Prefeitura Municipal de Araraquara 2020 – Selecionado com o vídeo/poema “Quem corre atrás de quem?”; Diretor executivo e autor do roteiro vencedor do Proac 2020 para produção do curta-metragem “João no Reino de Papelão”; Coletivo Brasil-Portugal 2019: participou do projeto Arte ao Centro – com a oficina de literatura “Textitxs – Mil e uma ideias em até 140 caracteres” realizada em escolas públicas de Portugal.

Nerita Pio – Nasceu em Araraquara- SP e desde 2005 trabalha na área da educação com contação de história e teatro. Formada no curso em Técnico Teatro do Senac Araraquara desenvolve trabalhos cênicos, atuando em espetáculos, contações e oficinas.

19h30: Mesa: “Literatura, Cinema e Ditadura no Brasil Contemporâneo”

Mesa Composta por: Prof. Dr. Jaime Ginzburg (USP) e Profa. Dra. Maria Zilda Cury (UFMG)

Mediadora: Profª Dra. Juliana Santini (UNESP)

Local: UNESP – Anfiteatro A – Campus Unesp Araraquara

Intervenção do Grupo Catanza de Teatro da FCLAr – O Catanza Grupo Teatral da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp – FCL – câmpus Araraquara, é um projeto criado em 2017 por alunos da FCLAr, objetivando oferecer aulas de teatro, aproximando discentes, docentes e funcionários entre si e com a comunidade externa por meio de vivências propiciadas pelas artes cênicas. O grupo tem se empenhado em ser presença ativa na vida artística da cidade de Araraquara, mobilizando-se em intervenções interdisciplinares, oferecendo oficinas, workshops e aulas abertas, realizando eventos próprios e abertura de eventos acadêmicos.

Grátis

Redação

Sair da versão mobile