Início Geral Raízen e Femsa Comercio criam joint venture para impulsionar negócio de conveniência...

Raízen e Femsa Comercio criam joint venture para impulsionar negócio de conveniência e proximidade

A Raízen, licenciada da marca Shell, anuncia a formação de uma joint venture 50/50 com a Femsa Comercio, multinacional líder no segmento de lojas de conveniência e de proximidade (fora de postos) na América Latina. Agora, além das lojas de conveniência Shell Select em postos da marca Shell, a nova companhia atuará no segmento de proximidade com a marca OXXO.

O acordo surge em linha com a importância estratégica do negócio de conveniência para a Raízen e a oportunidade de ampliar sua atuação neste segmento. Juntas, as duas empresas enxergam sinergia em seus valores e expertise com culturas complementares.

O acordo prevê que a FEMSA Comercio se tornará proprietária de 50% das ações da Raízen Conveniências, que foi avaliada, na Transação, em R$ 1,122 bilhão, livre de dívidas ou caixa. O conselho de Administração será composto por seis membros, com cada sócio apontando três integrantes. O CEO e o CFO serão definidos e anunciados em breve.

“A Raízen, em seus oito anos de atuação, tem um bom histórico em sua operação de Lojas de Conveniência. Este movimento nos deixará ainda mais fortes para aproveitarmos oportunidades de mercado. Queremos nos tornar referência no segmento de conveniência e proximidade com uma maior capacidade de expansão e ainda mais eficiência nos nossos investimentos e operações, oferecendo uma melhor proposta de valor aos nossos franqueados”, destaca Leonardo Pontes, vice-presidente Executivo Comercial da Raízen.

As franquias, sob a marca Shell Select, continuarão sendo parte central da estratégia de crescimento. O objetivo é fortalecer ainda mais o relacionamento com o revendedor, aproveitando a comprovada expertise de operação do novo parceiro com uma melhor oferta, maior apoio de consultores às lojas e adoção de melhores práticas.

A rede Shell Select aumentou em 12% o faturamento da rede no último ano, fruto de um investimento na ordem de R$50 milhões que, entre outras frentes, trouxe a nova geração de lojas. O novo modelo apresentou um aumento médio no faturamento de aproximadamente 20% em comparação ao formato anterior, e foca no aumento da rentabilidade através de uma operação simplificada, custos operacionais menores e uma experiência mais intuitiva para o consumidor.

A OXXO, divisão de proximidade dentro da Femsa Comercio, foi criada em 1978 e é um dos maiores varejistas do mundo com mais de 18.000 lojas na América Latina. A rede se destaca pela qualidade em execução, uma forte e consistente estratégia de expansão, profissionalização na operação de lojas e de reconhecimento por parte dos consumidores. Em 2017, a Interbrand, consultoria global de marcas, nomeou a OXXO como a marca de varejo mais valiosa do mercado mexicano.

A conclusão do negócio está condicionada à aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e ao cumprimento de determinadas condições usuais.

Sobre a Raízen
A Raízen é uma empresa integrada de energia que atua em todas as etapas do processo, desde o cultivo da cana, com a produção de açúcar, etanol e bioenergia, até a comercialização, logística e distribuição de combustíveis, tão essenciais no dia a dia das pessoas e dos negócios. Conta com um time de cerca de 29 mil funcionários, que trabalha todos os dias para crescer junto com a companhia e gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do País, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir do bagaço da cana.

Com 860 mil hectares de áreas agrícolas cultivadas – e uma das maiores no setor de combustíveis, com mais de 7.000 postos da marca Shell – além de cerca de 1.000 lojas de conveniência Shell Select, considerando Brasil e Argentina. Destaca-se como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no país, com R$ 103,9 bilhões na safra 18´19.

São 26 unidades de produção de açúcar, etanol e bioenergia – e uma planta de etanol 2G – com capacidade instalada para moagem de 73 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, que produzem cerca de 2,5 bilhões de litros de etanol por ano e 4,2 milhões de toneladas de açúcar.

As unidades têm capacidade instalada de cerca de 1GW para geração de energia e produzem, por ano, 3,64 TWh de energia elétrica a partir da biomassa, dentre elas o bagaço da cana-de-açúcar. Por meio de sua atuação no mercado livre de energia em conjunto com a WX Energy, a empresa comercializou cerca de 16,6 TWh de energia na safra 18´19.

Nos segmentos de transporte, indústria e varejo, a Raízen comercializa a cada ano aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis, e opera em todas as regiões do País por meio de 68 bases de abastecimento em aeroportos e 68 terminais de distribuição de combustível.

Na Argentina, onde começou a atuar em 2018 com a compra dos ativos de downstream da Shell, a Raízen comercializa aproximadamente 6 bilhões de litros de combustíveis por ano, incluindo uma rede com 665 postos Shell, uma refinaria, uma planta de lubrificantes, três terminais terrestres, duas bases de abastecimento em aeroportos e ativos de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo).

A Fundação Raízen desenvolve uma relação sustentável e cooperativa com as comunidades vizinhas às suas unidades, tendo beneficiado mais de 13 mil alunos e 4 milhões de pessoas, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania.

Redação

Sair da versão mobile