Início Araraquara Redução na frequência da coleta de lixo causa transtornos à população

Redução na frequência da coleta de lixo causa transtornos à população

O serviço, que antes ocorria três vezes por semana, passou a ser realizado em apenas dois dias

A redução da frequência da coleta de lixo em diversos bairros de Araraquara, como Jardim Martinez, Jardim Morumbi, Parque São Paulo e Centro, tem causado transtornos à população. O serviço, que antes ocorria três vezes por semana, passou a ser realizado em apenas dois dias, representando uma queda de 33% na periodicidade.

Diante das reclamações de moradores que entraram em contato com o seu gabinete, o vereador e presidente da Câmara, Rafael de Angeli (Republicanos), encaminhou o Requerimento nº 242/2025 à Prefeitura, cobrando informações sobre a situação.

            No documento, Angeli questiona os motivos da alteração na coleta de lixo, quais medidas estão sendo adotadas para normalizar o serviço e se há previsão de ajustes no contrato com a empresa responsável. Além disso, o vereador perguntou como a administração municipal está monitorando e fiscalizando a execução da coleta de resíduos para garantir o cumprimento do contrato.

            “Esse serviço é essencial para a manutenção da saúde pública e da qualidade de vida dos nossos cidadãos, pois a falha na coleta de lixo pode resultar em acúmulo de resíduos nas vias públicas, favorecendo a proliferação de pragas e doenças, além de causar transtornos aos moradores. Este problema vem se alastrando desde outubro do ano passado”, concluiu o vereador Rafael de Angeli.

            A Prefeitura tem o prazo inicial de 15 dias para responder aos questionamentos do vereador, prorrogável por até 55 dias em caso de necessidade justificada.

            O serviço de coleta de resíduos sólidos também é tema de outros requerimentos que tramitam pela Câmara Municipal de Araraquara.

Sair da versão mobile