Neste domingo (29) o programa “Reggae na Praça”, organizado pelo African Descendente Sistema de Som com apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, apresenta a sua 23ª edição na Praça Scalamandré Sobrinho, das 16h às 22 horas.
O Reggae na Praça promove a música jamaicana e suas vertentes dos anos 70 aos 90, como produções exclusivas de artistas da cidade e região no formato dubplate – um disco de acetato, geralmente de 10 polegadas de diâmetro, usado em estúdios para o controle de qualidade e gravações de teste.
O termo “dubplate”, na cultura sound system, em geral refere-se a uma versão exclusiva de uma música e geralmente apresentam versões com mixagens mais intensas e pesadas, sem considerar o formato comercial, já que não são divulgadas em plataformas de streaming.
O African Descendente Sistema de Som, responsável pela organização e apresentação, conta com um potente sistema de som no formato jamaicano que eleva as vibrações e frequências desse rico estilo musical e ecoa a importante mensagem da música reggae.
Pierre Zion e Jah Fer, organizadores do Reggae na Praça, contam que o projeto seguirá acontecendo mensalmente até o mês de novembro e que, em outubro, o African Descendente Sistema de Som celebrará 13 anos de existência e resistência em prol da música reggae na cidade.
Vale lembrar que o projeto Reggae na Praça começou no ano em 2015 na Estação Ferroviária de Araraquara, criado para propagar a música reggae e a arte urbana de forma gratuita para o acesso de toda população. Para conhecer mais, acesse: www.instagram.com/africandescendente .
A programação é gratuita, com livre acesso. A Praça Scalamandré Sobrinho está localizada na Rua Mauro Pinheiro, s/nº, na Vila Ferroviária.