Com dois primeiros encontros realizados pelo Consórcio de Municípios da Região Central (Concen), avança a elaboração da metodologia a ser empregada no censo da população em situação de rua, no centro do Estado.
A ação conjunta, nesta sexta-feira (4), reuniu em Araraquara representantes de Américo Brasiliense, Boa Esperança do Sul, Ibaté, Ibitinga, Itápolis, Matão, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, Rincão, Santa Rita do Passa Quatro, São Carlos, Tabatinga e Taquaritinga. A expectativa dos organizadores é que outros municípios aderem ao projeto.
De acordo com a secretária da Pasta Social, Jacqueline Pereira Barbosa, o objetivo do censo é criar um protocolo regional de atendimento à população em situação de rua para todos os municípios da região central e, com isso, ampliar as políticas sociais.
“A expectativa é que a gente realize o censo nos municípios e entenda a população em situação de rua em cada cidade. E também a que transita entre os municípios. Para que, daí, a partir do censo, possamos construir o protocolo de atendimento para os municípios integrantes do Concen ”, argumenta Jacqueline Barbosa.
Também participam da ação social o secretário executivo José Antônio da Silva Júnior, do Concen, a coordenadora de proteção social Rita de Cássia Ferreira, o gerente de proteção social especial Caetano Nasser.