Início Araraquara Região Central tem redução de 12% em mortes no trânsito em 2023,...

Região Central tem redução de 12% em mortes no trânsito em 2023, aponta Detran-SP

Estatísticas do Infosiga SP também apontam queda de 24% nos óbitos em acidentes com motocicleta no comparativo dos cinco primeiros meses de 2023 e 2022

O caminhão tombou na pista atrapalhando o trânsito

De acordo com os novos dados do Infosiga SP, sistema do Governo do Estado gerenciado pelo programa Respeito à Vida e pelo Detran-SP, a região Central do Estado apresentou queda de 12% no número total de mortes no trânsito, na comparação entre os cinco primeiros meses de 2023, quando ocorreram 59 óbitos em acidentes, com o mesmo período do ano passado, que teve 67 ocorrências do tipo.

A queda de óbitos no trânsito na região também é evidenciada pela comparação entre maio do ano passado e o mesmo mês deste ano. Foram 15 ocorrências em 2022, contra 12 em 2023 – uma redução de 20%.

Entre os números do Infosiga, destaca-se ainda a queda de 24% de casos de mortes em acidentes envolvendo motocicleta. Na comparação entre os cinco primeiros meses de 2022 com o mesmo período deste ano, foram registradas 21 ocorrências contra 16, respectivamente.

No acumulado, de janeiro a maio, foi registrada queda no número de mortes em acidentes com automóvel na região Central. Nos cinco primeiros meses do ano passado foram registradas 25 ocorrências, contra 20 óbitos no mesmo período deste ano – redução também de 20%.

Sobre o Respeito à Vida

Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, atua como articulador de ações com foco na redução de acidentes de trânsito. Gerido pela Secretaria de Gestão e Governo Digital, por meio do Detran-SP, envolve ainda as secretarias de Comunicação, Educação, Segurança Pública, Saúde, Logística e Transportes, Transportes Metropolitanos, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Econômico e Direitos da Pessoa com Deficiência.

O Respeito à Vida é um dos maiores programas de redução aos acidentes de trânsito do Brasil. Só neste ano, já foram investidos mais de R$ 200 milhões, oriundos das multas de trânsito, em iniciativas voltadas à prevenção de acidentes e à sinalização em municípios paulistas. Também é responsável pela gestão do Infosiga SP, sistema pioneiro no Brasil, que publica mensalmente estatísticas sobre acidentes com vítimas de trânsito nos 645 municípios do Estado. Mobiliza a sociedade civil por meio de parcerias com empresas e associações do setor privado, além de entidades do terceiro setor. Em outra frente, promove convênios com municípios para a realização de intervenções de engenharia e ações de educação e fiscalização. Além disso, o Departamento de Trânsito adota programas permanentes de ações de Educação para o Trânsito, como Cidadania em Movimento e Educação Viária é Vital.

Sobre o Detran-SP

O Detran-SP trabalha incessantemente para a prevenção de acidentes e preservação de vidas, tendo como meta a organização de um trânsito mais seguro e harmônico entre todos os modais. O Órgão, que passa por uma reestruturação, está comprometido com a busca constante da excelência de serviços aos cidadãos, a partir dos valores de integridade e transparência em seus processos. Atualmente, adota progressivamente a transformação digital para impactar positivamente na qualidade de vida dos paulistas, facilitando o atendimento às demandas cotidianas da população. Cerca de 93% dos atendimentos feitos nas unidades do Detran-SP integradas ao Poupatempo são digitais.

Maior órgão executivo de trânsito do País, o Departamento de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota do Brasil, com mais de 32 milhões de veículos registrados e mais de 27 milhões de motoristas habilitados em todo o Estado. Todos os meses, emite cerca de 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). São mais de 136 mil documentos emitidos por dia, em média.

Foto: Arquivo

Redação

Sair da versão mobile