Por José Augusto Chrispim
Representando a Cooperativa Sol Nascente, o vice-presidente Mooslin Ribeiro Batista, fez um apelo à Prefeitura pela renovação do contrato que terminou nessa segunda-feira (31), durante a 11ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araraquara, realizada nesta terça-feira (1). A Cooperativa, que existe há 5 anos e é formada por egressos do sistema prisional, conta com 104 cooperados atualmente.
De acordo com Mosslin, o contrato da cooperativa não teve nenhum parecer desfavorável, porém, a Prefeitura ainda não se pronunciou pela continuação do mesmo. “Estamos correndo atrás, estamos indo na prefeitura, mas sem resposta. Estamos tendo que dispensar pessoas já e isso não é legal, tirar pessoas do emprego sabendo que ela pode voltar para o crime, para o assalto. Quero dizer aqui governo, que se esse contrato não for renovado, vocês estarão dando um grande incentivo para essas pessoas voltarem para o tráfico, porque a porta está aberta para essas pessoas mudarem e vocês com essa atitude estão ajudando a fechar essa porta. Infelizmente, vocês fechando essas portas, pessoas vão voltar para o tráfico, vão voltar a roubar e o índice de criminalidade vai subir. Estamos aqui fazendo um apelo por essas pessoas, por essas vidas, faz três dias que eu não durmo por pensar nessas pessoas, porque, se o prefeito consegue dormir sabendo disso, eu não consigo dormir. Por isso, peço o apoio de todos os vereadores para que esse contrato seja renovado. Da forma que está eu vejo como preconceito por ser uma cooperativa de egressos do sistema carcerário, porque não está sendo igual para todas as cooperativas. É só com a nossa cooperativa que tem a aplicação do contrato direto, é só vir com o apontamento para gente resolver, mas não vem, por isso, vejo como preconceito. A gente só quer trabalhar, a Prefeitura não colocou um real do bolso na cooperativa, tudo que temos lá foi construído com o nosso trabalho, nós só queremos trabalhar, de ter dignidade, não queremos o dinheiro da Prefeitura”, declarou o vice-presidente da cooperativa.
Paralisação da Sessão
Dada a importância do assunto, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB), pediu a paralisação da Sessão para que os vereadores fossem à Prefeitura falar com o prefeito Dr. Lapena sobre a importância da renovação do contrato com a cooperativa Sol Nascente. Foi aberta uma votação e foi aprovada a paralisação.
A assessoria do prefeito Dr. Lapena alegou que ele não poderia receber os vereadores, pois, estaria cumprindo agenda com empresários. Porém, momentos depois, o prefeito decidiu receber os 18 vereadores no Paço Municipal para conversarem a respeito do assunto em questão.