Início Araraquara Retomada de práticas integrativas de saúde em Araraquara é tema de Indicação

Retomada de práticas integrativas de saúde em Araraquara é tema de Indicação

Proposta da vereadora Fabi Virgílio (PT) destaca uso de recursos já previstos no orçamento para reativar programa voltado à promoção do bem-estar

Por meio da Indicação nº 1321/2026, a vereadora Fabi Virgílio (PT) pede que o Executivo avalie, junto ao setor competente, a reativação do Programa de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), que tem como foco a prevenção de doenças, promoção da saúde e cuidado integral da população.

Histórico e importância

O programa foi desenvolvido nos últimos anos no município por meio do trabalho de profissionais e voluntários, com atendimentos realizados no Centro de Reabilitação (CER). As práticas incluem terapias que valorizam a escuta, o vínculo entre profissional e paciente e a integração entre saúde, meio ambiente e sociedade. Segundo a parlamentar, apesar dos bons resultados, a dependência do voluntariado acabou contribuindo para a interrupção das atividades.

Recursos e viabilidade

“A retomada do PICS é viável, já que há previsão orçamentária específica na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, com valor de R$ 40 mil destinado à implantação e manutenção do programa. O recurso pode ser utilizado, por exemplo, para o credenciamento de profissionais por meio de chamamento público, garantindo transparência e continuidade da política pública”, observa Fabi.

Estrutura disponível

Para a vereadora, Araraquara também conta com espaços adequados para a retomada das atividades, como as Academias da Saúde dos bairros Cruzeiro e Vale do Sol, além de um salão de convivência no Jardim Brasília. “A reativação do programa representa um avanço importante na ampliação das ações de promoção da saúde e qualidade de vida no município”, reforça.

Sair da versão mobile