Início Araraquara Reunião do Parlamento Jovem define participação do Espaço Crescer em escolas  

Reunião do Parlamento Jovem define participação do Espaço Crescer em escolas  

Vereadores se encontraram com alunos e gestores municipais para definir cronograma

Uma agenda de palestras ou rodas de conversas sobre saúde mental nas escolas municipais foi a conclusão de uma reunião do Parlamento Jovem (PJ) realizada na tarde de quinta-feira (18), na Secretaria Municipal de Saúde, com a participação do presidente da Escola do Legislativo, vereador Guilherme Bianco (PCdoB); dos vereadores padrinhos Marchese da Rádio (Patriota) e Carlão do Joia (Patriota) das escolas Externato Santa Terezinha e EMEF “Henrique Scabello”, respectivamente; e das alunas Sophia Costa, Ashely Pietra e Heloísa Júlio Vargas.  

Na ocasião, também estiveram presentes a assistente técnica da Escola do Legislativo, Ana Paula Kuwana; a gestora do Espaço Crescer, Rosana Margarete Felipe; o coordenador executivo da Assistência Especializada da Prefeitura, Misael Henrique Emílio; e os professores da área de Humanas, Daniel Marcos de Paula, do Externato Santa Terezinha, e Thiago dos Santos, da EMEF “Henrique Scabello”. 

Saúde mental 

O encontro é resultado da Indicação nº 09/2022, realizada pelas alunas e que apontou a criação de uma campanha voltada à saúde mental dos estudantes, principalmente aqueles com idade entre 12 e 18 anos, os quais passam pela fase da adolescência, enfrentando, muitas vezes, conflitos relacionados a relações familiares, sociais, estudos, amizades, sexualidade, drogas e álcool. 

Devolutiva 

A ideia da reunião, de acordo com Bianco, é avançar com os projetos dos alunos, criando um vínculo entre os estudantes e o poder público para a resolução das propostas apresentadas, ao mesmo tempo em que a nova experiência serve de aprendizado para futuras edições do PJ.   

“Essa é a primeira vez que a Escola do Legislativo está fazendo um processo de devolução dos projetos apresentados no PJ. Anteriormente, os projetos de lei iam para os arquivos da Câmara e não se transformavam em legislações. Agora, inovamos porque os projetos apresentados e selecionados estão evoluindo para serem transformados em lei, como o da criação do Dia Municipal do Estudante Secundarista. Vamos fazer reuniões com todas as 18 escolas participantes para dar prosseguimento às propostas dos alunos”, disse o vereador. 

Adolescência e pandemia 

“É muito triste verificar que muitos colegas estão passando por dificuldades, sentindo-se abalados depois do isolamento e do luto sofridos durante a pandemia de Covid-19. Além disso, estamos vivendo uma fase nova, que é a adolescência, e não sabemos lidar com nossos sentimentos. Precisamos do apoio de profissionais de saúde, principalmente psicólogos nas escolas para superar essa situação”, revelou Sophia.  

Espaço Crescer 

A psicóloga Rosana parabenizou as alunas pela iniciativa no Parlamento Jovem e se colocou à disposição para atender a demandas dos estudantes, destacando os serviços do Espaço Crescer a crianças e jovens, de seis meses a 18 anos idade, com transtorno mental. “A faixa etária de vocês é a mais atendida no Espaço Crescer. Dessa maneira, é possível realizar palestras falando sobre bullying, racismo e suicídio, questões que já são trabalhadas no atendimento terapêutico da instituição. No entanto, existe um leque de temas que podem ser trabalhados. Sugiro também a realização de rodas de conversa, para levar informações de maneira mais assertiva para os alunos”. 

Palestras ou rodas de conversa 

“A questão fundamental proposta pelas alunas é com quem falar e para quem pedir ajuda. Acredito que uma palestra seja um meio interessante para os alunos se sentirem à vontade para conversar sobre problemas como ansiedade, depressão, obesidade e racismo”, destaca o professor Daniel. 

Para Misael, por meio da roda de conversa é possível identificar uma situação mais grave de alunos, podendo também servir de instrumento multiplicador de informação. “Nesse sentido, se torna importante o comprometimento da coordenação pedagógica das escolas para dar prosseguimento ao processo, tentando encaixar as atividades de palestras ou rodas de conversa na melhor data para todos os envolvidos ”, concluiu. 

Redação

Sair da versão mobile