Por José Augusto Chrispim
Prefeito entre os anos de 1993 e 1996, o engenheiro Roberto Massafera pautou sua administração pelos esforços para a diversificação da economia da cidade, trouxe indústrias, empresas, supermercados, e impôs sua dinâmica à Prefeitura e, promulgando a Lei Orgânica do Município, e estruturando o Executivo com secretarias municipais.
Criou distritos industriais, instalou um complexo esportivo com a criação de escolinhas de esportes, fez a duplicação da Avenida Manoel de Abreu que liga Araraquara a Américo Brasiliense, construiu os Caics, etc. Também firmou convênio com o Fiesp/Ciesp visando a cooperação mútua para implantar e administrar um Núcleo de Desenvolvimento Empresarial – Projeto Incubadora.
Entre as suas conquistas que trouxeram melhorias para a cidade, uma das principais foi a criação do Terminal Central de Integração de passageiros, no local onde funcionou a antiga Rodoviária de Araraquara.
Justiça Social
O Terminal Central de Integração (TCI) foi criado no 19 de agosto de 1995, durante o governo de Massafera, e é utilizado até hoje para a integração de todas as linhas de ônibus da cidade. Ou seja, é por meio do TCI que os usuários podem se deslocar a qualquer ponto da cidade pagando apenas uma passagem. “O Terminal de Integração estabeleceu justiça social nas tarifas de transporte coletivo de Araraquara”, ressalta Massafera.
Volume de passageiros
O Terminal de Integração de Araraquara registra atualmente cerca de 24 mil embarques por mês, de acordo com a Prefeitura de Araraquara. É importante notar que este número representa o total de embarques, ou seja, a quantidade de vezes que passageiros utilizam o terminal para iniciar suas viagens de ônibus. Mas, o local já chegou a receber 40 mil passageiros por dia no início das operações e antes do período da pandemia.
Deputado Estadual
O político araraquarense elegeu-se deputado estadual nas eleições de 2006, tendo sido reeleito em 2010 e reeleito pela segunda vez em 2014, ocupando seu mandato na ALESP por três mandatos consecutivos, totalizando um período de 12 anos iniciado em 2007 e concluído em 2019.