O GEART – Grupo de Estudos em Arte recebe Benedito Tadeu de Oliveira, que estará em Araraquara neste dia 30 de outubro, onde participará de roda de conversa, com contribuições para o processo de construção do espaço cultural do antigo Matadouro de Araraquara. Refletir sobre as características dos espaços culturais nos últimos 10 anos, o potencial dos mesmos, e propor desdobramentos no campo da educação patrimonial e cultural, e sua relação com a educação, com a arte e a cultura.
Quem é Benedito
Benedito Tadeu de Oliveira é arquiteto graduado na Universidade de Brasília, doutor em restauração de Monumentos pela Universidade de Roma, La Sapienza. Em 1987 ingressou na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e no período de 2002 a 2009 atuou como diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
A ideia do movimento para criação do centro cultural é do GEART – Grupo de Estudos em de Araraquara, formado desde 2013 com o desejo de contribuir com discussões e a promoção da Arte e da Cultura da cidade. O Grupo levou a proposta ao Orçamento Participativo, que aprovou o Projeto de Reforma e Revitalizaçao do Matadouro, com expressiva votação. O edifício, construído em 1884 é um dos mais antigos da cidade, juntamente com a Estação Ferroviária que é de 1885, foi desativado em 1973 e tombado pelo COMPPHARA – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico Cultural de Araraquara.
A proposta do GEART é criar um espaço de formação e produção artística e desenvolver práticas de cidadania, cultura e um novo olhar para o meio ambiente. Fazer parte da criação do Centro Cultural no antigo Matadouro é, antes de tudo, entender a importância de um projeto pensado para a população. Um projeto cultural que deve integrar a memória do lugar e a construção de uma nova história com Oficinas de Arte gratuitas e Ateliês para produção artística.