A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) divulgou os dados estatísticos sobre os crimes ocorridos em Araraquara no primeiro trimestre de 2021. De acordo com os dados, a cidade teve aumento de 140% em roubos de veículos. Foram 12 casos registrados entre os meses de janeiro e março deste ano contra cinco no mesmo período de 2020.
Além dos 12 roubos nos três primeiros meses de 2021, Araraquara registrou também 50 furtos de veículos. No mesmo período do ano passado foram 49 furtos de veículos. Vale destacar que o furto é quando o crime é cometido sem o uso de violência e sem a presença da vítima, já o roubo é quando o criminoso usa grave ameaça ou violência.
Roubos em geral
No caso de roubos em geral houve queda de 30% no número de ocorrências. Foram 66 registros no primeiro trimestre deste ano, contra 87 no mesmo período de 2020.
Os furtos de um modo geral, apresentaram queda: de 530 furtos para 458.
Crimes violentos
Entre os crimes hediondos, o estupro de vulnerável sofreu elevação se comparado ao mesmo trimestre do ano anterior: de seis casos para 11. A taxa total de estupros alcançou de janeiro a março deste ano 16 ocorrências, quase o dobro dos três primeiros meses do ano passado.
Entre janeiro e março deste ano foram registradas duas vítimas de latrocínio. Nesse período do ano passado não houve registros desse crime, caracterizado pelo roubo seguido de morte.
Já a taxa de homicídios dolosos, quando há a intenção de matar, permaneceu igual. Em três meses deste ano foram dois registros, mesmo número do ano passado. Já as tentativas de homicídios tiveram queda, passaram de sete para duas.