Início Araraquara SAAB confirma que caças Gripen da Colômbia serão montados em Gavião Peixoto

SAAB confirma que caças Gripen da Colômbia serão montados em Gavião Peixoto

Os Gripen colombianos serão fabricados em Gavião Peixoto

A empresa sueca Saab confirmou que utilizará linhas de produção tanto na Suécia quanto no Brasil para cumprir o contrato recentemente firmado com a Colômbia para a aquisição de caças Gripen E/F.

A informação foi confirmada pelo CEO da empresa, Micael Johansson, como informa o portal WebInfoMil. Esta produção já havia sido antecipada pelos oficiais da Força Aérea da Colômbia.

Em novembro, a Saab anunciou a assinatura de um acordo avaliado em 3,1 bilhões de euros com o governo colombiano para fornecer 17 aeronaves Gripen (15 monopostos e 2 bipostos) ao longo dos próximos cinco anos. Johansson explicou em entrevista à Reuters que a montagem será dividida entre a planta sueca e a linha instalada no Brasil.

“O contrato firmado com a Colômbia será apoiado pela nossa linha de produção na Suécia e também pela do Brasil. Isso faz parte do acordo”, afirmou o executivo durante uma visita ao Canadá. Johansson não especificou quantos aviões sairão de cada linha de montagem.

Gavião Peixoto

A linha de produção brasileira, localizada em uma fábrica da Embraer em Gavião Peixoto, começou a operar em 2023. A Saab já havia antecipado sua intenção de utilizar a instalação como plataforma de exportação para a região, com foco em vendas potenciais para países como Colômbia e Peru.

O Brasil assinou, em 2010, um contrato para a compra de 36 Gripen, que incluía a fabricação local de 15 unidades por meio de um acordo de transferência de tecnologia.

Em outubro, o presidente da Embraer Defesa & Segurança, Bosco da Costa Júnior, reiterou que a empresa está preparada para apoiar a Saab em futuros contratos internacionais que utilizem a linha brasileira.

“Saab nos vê como uma solução para aumentar sua capacidade de entrega e tem contado conosco em várias campanhas ao redor do mundo“, afirmou Bosco. “Estamos muito motivados e muito alinhados com a Saab para fazer parte dessa solução“, acrescentou.

Sair da versão mobile