Início Araraquara “Saberes populares e resgate de Medicina Ancestral”: Oficinas Culturais lançam novo curso

“Saberes populares e resgate de Medicina Ancestral”: Oficinas Culturais lançam novo curso

Nova oficina com Madu Flores será apresentada neste sábado, às 14 horas, no CAOF da Vila Xavier

Os saberes populares e o resgate da Medicina Ancestral são o tema da nova Oficina Cultural Municipal, proposta pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart. Para saber mais sobre o assunto apresentado, neste sábado, 03 de junho, às 14 horas, no Centro de Artes e Ofício Judith Lauand (CAOF), será realizada uma palestra de lançamento da atividade gratuita.

Para apresentar a nova oficina, participam: Madu Flores (educadora cultural, estudante de Farmácia e Filha de Santo), Márcia Alves (especialista em Saúde da População Negra e População de Terreiro) e Rafaella Pucca (coordenadora das Oficinas Culturais, cientista social e pedagoga). 

A Oficina “Saberes populares e resgate de Medicina Ancestral” será realizada por meio de uma parceria do Programa Oficinas Culturais Municipais com o Programa de Saúde da População Negra e População de Terreiro. A ideia é construir autonomia e autocuidado dos mestres populares e lideranças de terreiros com segurança e respeito, preservando os conhecimentos da cultura popular e sua própria concepção do espectro saúde-doença.

“Também, a oficina busca dar voz às pessoas detentoras das medicinas ancestrais a fim de promover sua visibilidade como liderança comunitária, além da perpetuação de seus saberes”, aponta a idealizadora da oficina, Madu Flores. “É também uma forma de registro da memória da nossa cidade e das pessoas que aqui fizeram pequenas-grandes histórias, muitas vezes apagadas pelo silenciamento e preconceito sofridos. A partir disso construímos um novo olhar sobre esse patrimônio histórico-cultural que se encontra em cada uma dessas vozes”, destaca.

Madu Flores é graduanda em Farmácia-Bioquímica na UNESP Araraquara e ministrou oficinas e palestras em eventos acadêmicos dentro da UNESP e UFSCar. Facilitou oficinas com foco em ampliação de saberes e medicinas ancestrais, tendo presença nas unidades do Sesc Araraquara, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Birigui, Ribeirão Preto, Presidente Prudente e Campo Limpo. Neste momento, retira-se da individualidade e compartilha da construção coletiva para ampliação do conhecimento enraizado nas culturas advindas dos quintais e terreiros de nossos mestres ancestrais, muitas vezes avós e avôs, mães e pais, chefes de templos e terreiros. É uma forma de agradecer e honrar todo o conhecimento adquirido nos trabalhos ritualísticos do G.E.U Pai Eduardo e Caboclo Irapuã.

A coordenadora do Programa Oficinas Culturais Municipais, Rafaella Pucca, lembra que além da palestra de lançamento, voltada para a população de Terreiro e interessados em medicina natural e saberes ancestrais, a intenção é identificar espaços com as lideranças presentes de onde a Oficina pode acontecer. Por isso mesmo, os possíveis locais de realização da oficina estão sendo elaborados e devem ser definidos para que as oficinas sejam inseridas nos próprios terreiros.

A especialista em Saúde da População Negra e População de Terreiro, Márcia Alves, conta que na palestra será colocada a importância do resgate dos Saberes Ancestrais. A atividade é gratuita e mais informações podem ser obtidas pelo fone 3332-5902, das 8h às 16 horas, de segunda a sexta-feira. O Centro de Artes e Ofício Judith Lauand está localizado na Rua Andrelino Alves Pinto, 170, nos Altos da Vila Xavier.

SERVIÇO:

Palestra de lançamento da nova Oficina Cultural “Saberes populares e resgate de Medicina Ancestral”

Local: Centro de Artes e Ofício Judith Lauand (Rua Andrelino Alves Pinto, 170 – Altos da Vila Xavier)

Data: sábado (03 de junho)

Horário: 14 horas

Grátis

Redação

Sair da versão mobile