Início Destaque Sancionada proposição da Lei sobre Política de Proteção aos Animais

Sancionada proposição da Lei sobre Política de Proteção aos Animais

Rita Alves

Foi sancionada, na manhã de ontem (5), a proposição de autoria do vereador Elton Negrini (PSDB) que altera a Lei Complementar nº 827, de 10 de julho de 2012, que institui a Política Municipal de Proteção aos Animais, passando a proibir o confinamento, o acorrentamento e/ou alojamento inadequados de animais domésticos.

A mudança proposta visa à proteção dos animais domésticos, impondo multa, correspondente ao valor de 50 Unidades Fiscais Municipais (UFMs), ao dono que desrespeitar as regras impostas, podendo ser duplicada em caso de reincidência.

A lei define que a restrição à liberdade de locomoção, vedada pela alteração, ocorrerá por qualquer meio de aprisionamento – permanente ou rotineiro – do animal por períodos contínuos. Quando necessário o uso da corrente, o pet deverá ser preso a um dispositivo do tipo “vai-vem” com no mínimo oito metros de comprimento e por pouco tempo.

A alteração prevê, ainda, como deverão ser as estruturas e a higiene dos alojamentos, além de definir que os animais encontrados nas condições de confinamento previstas pela lei devem ser resgatados e encaminhados para adoção.

A advogada animalista e ex-presidente da Comissão de Proteção e Defesa do Animal da OAB, Carolina de Mattos Galvão, acredita que esta mudança “é totalmente benéfica, no entanto, falta prever o agente fiscalizador, um protocolo a ser seguido para que o fiscal saiba identificar – de maneira assertiva – se o alojamento é inadequado”.

Carolina ressalta que a Lei 827/2012 está defasada por questão estrutural já que, quando foi sancionada previa a Ouvidoria e a Secretaria de Meio Ambiente e hoje a pasta foi integrada à Secretaria de Saúde. “Acredito que estas mudanças precisam sempre ser analisadas e feitas de maneira eficiente para que possa ser cumprida de fato”, finalizou.

Redação

Sair da versão mobile