A Santa Casa de Misericórdia de Araraquara recebeu seu primeiro selo de acreditação da ONA – Organização Nacional de Acreditação. Para Jéferson Yashuda, provedor da instituição, a conquista representa o reconhecimento de um compromisso, que já faz parte do dia a dia da unidade, oferecendo um atendimento seguro e ético. “A acreditação reforça
nossa responsabilidade social enquanto hospital filantrópico e apresenta à
população, de forma constante, a excelência, com implementações práticas
sustentadas em evidências e governança transparente”, afirma.
A instituição filantrópica possui mais de um século de história dedicados ao cuidado e à promoção da saúde na região. “Ao longo desses anos, consolidamos nossa atuação como referência em atendimento hospitalar, oferecendo serviços de média e alta complexidade, sempre pautados pela humanização e pelo compromisso com a qualidade assistencial. Nossa trajetória é marcada por parcerias importantes, investimento constante em infraestrutura e uma forte ligação com a comunidade araraquarense”, pontua Jéferson.
Para Jéferson, o processo de acreditação representou um grande desafio e exigiu o envolvimento de toda a equipe. “Foi um trabalho intenso, embasado no comprometimento e na colaboração. Investimos na capacitação das lideranças e no aprimoramento contínuo das práticas assistenciais e administrativas”, afirma.
Segundo o provedor, a conquista trouxe avanços significativos para a instituição. “A acreditação fortaleceu a gestão, elevou os resultados clínicos e ampliou a confiança de pacientes, familiares e colaboradores. Aprimoramos nossa cultura de aprendizagem e inovação, essencial para a qualidade do cuidado e a sustentabilidade da instituição”, conclui Jéferson.
A importância da acreditação
A gerente de Operações da ONA, Gilvane Lolato, destaca que a acreditação é essencial para garantir a qualidade, segurança e eficácia dos serviços prestados por instituições de saúde em todo o mundo. “A busca constante pela excelência no cuidado com o paciente tem motivado cada vez mais organizações a adotarem padrões exigentes, como é o caso da Santa Casa de Misericórdia de Araraquara, que garantem a entrega de um atendimento seguro, eficiente e centrado nas necessidades do paciente”, explica.
Sobre a ONA
Atualmente, das mais de 380 mil organizações de saúde registradas
no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), 2.329 são
acreditadas. Deste total, a ONA é responsável por 74% das certificações, o que corresponde a mais de 1.700 instituições, sendo 430 hospitais. Dos 380 mil serviços de saúde cadastrados no CNES, 0,45% das instituições de saúde são certificadas no Brasil.
Concentração de instituições acreditadas pela ONA: Atualmente, 61% das
instituições acreditadas pela ONA estão concentradas na região Sudeste. O Sul é responsável por 12,7%; Nordeste 12,1%; Centro-Oeste, 11,4% e Norte por 2,8%.
Diversos perfis com a acreditações ONA: Das mais de 2 mil acreditações ONA, 68,7% são de gestão privada; 22,2% de gestão pública; 8,3% filantrópica e 0,1% de gestão militar.
Quantidade de certificados homologados pela ONA até maio de 2025: Mais de 5 mil certificados.
